LWD: tecnologia como aliada na avaliação dos pavimentos

LWD: tecnologia como aliada na avaliação dos pavimentos

A tecnologia representa cada vez mais uma grande aliada nos processos de engenharia consultiva. Durante a análise das características do solo para construção ou restauração de um pavimento, muitos detalhes precisam ser levados em consideração para garantir que o projeto saia de acordo com o planejado e que desgastes futuros sejam minimizados ao máximo. Para auxiliar nesses estudos, existe uma série de equipamentos e softwares de última geração que munem os especialistas de informações valiosas, como capacidade de suporte do subleito, impacto das rodas em movimento sobre os pavimentos, atrito entre pneu e pavimento, entre outros.

O Light Weight Deflectometer (LWD), uma das soluções tecnológicas empregadas pela Dynatest, referência e pioneira no mercado nesse quesito, assegura a alta qualificação dos projetos de infraestrutura em transporte. O LWD é um sistema de ensaio dinâmico de placa de carga que mede a capacidade de suporte da camada do subleito e a infraestrutura do pavimento. Esses ensaios verificam as características de deformação e de resistência de cada camada do pavimento (subleito, sub-base e base). Trata-se de um equipamento portátil (pesa menos de 20kg), uma alternativa simples e de baixo custo se comparada a outros testes de placas de carga.

Atualmente, a Dynatest realiza levantamentos com o LWD na BR-493/RJ, Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, no serviço de supervisão das obras de duplicação com restauração da pista existente, um projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Nesta obra, Drones (ou VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados) também estão sendo empregados para inspecionar locais inacessíveis e fornecer informações privilegiadas. Acompanhe nosso blog para mais detalhes sobre a utilização de Drones em obras rodoviárias.

A Dynatest acompanha todo o controle tecnológico dos materiais, fiscaliza a qualidade das obras e verifica a conformidade com as normas vigentes, além de monitorar todas as atividades ambientais da obra. Conte conosco!

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Impacto do excesso de carga sobre os pavimentos rodoviários

Quando pavimentos rodoviários são projetados, realizam-se estudos sobre o volume de tráfego comercial que aquele trecho receberá. Isso porque o peso das cargas transportadas gera um impacto sobre o asfalto que requer manutenção periódica. No entanto, nem sempre a velocidade com que surgem os danos acompanha as medidas de conservação – o grande volume de transporte rodoviário de cargas e de infrações relacionadas a excesso de carga no Brasil faz com que a vida útil dos pavimentos seja reduzida substancialmente.

A legislação brasileira estabelecia uma tolerância de 5% sobre o limite de cargas por eixo em função das imprecisões das balanças. Depois, foi flexibilizada para 7,5% e hoje chega a 10%, pela Lei 13.103 de março de 2015 – mesmo com o aperfeiçoamento constante dos equipamentos de pesagem disponíveis no mercado, que apresentam imprecisões cada vez menores. Essa realidade implica na deterioração substancial dos pavimentos. Como reparar esses danos?

Metodologias específicas desenvolvidas pela Dynatest qualificam os prejuízos causados pela carga dos veículos nas rodovias para prever e compensar os investimentos em manutenção de pavimentos pelas concessionárias. Esses estudos levam em consideração, além dos danos comuns, questões relacionadas a excesso de carga – infração considerada de média a gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de alta incidência no Brasil. A redução da vida útil dos pavimentos em casos de sobrecarga pode chegar a 30%. Em rodovias de tráfego intenso e de grande escoamento de produção, essa perda chega até a 70%.

Um dos primeiros problemas que surgem devido ao excesso de carga dos veículos no pavimento é o trincamento precoce do revestimento asfáltico, evoluindo para defeitos mais severos, danificando a estrutura da rodovia e, pior ainda, colocando a vida das pessoas em risco. Além de empregar estudos que analisem e minimizem esses prejuízos, a fiscalização do cumprimento da chamada Lei da Balança é outro ponto de destaque para aumentar a qualidade das rodovias brasileiras.

Conheça as soluções empregadas pela Dynatest para avaliação de pavimentos clicando aqui.

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UNICEF concede à Dynatest selo ‘Empresa Solidária’

Além de investir seus esforços e recursos para concretizar grandes projetos viários, a atuação da Dynatest no Brasil também tem se pautado por ações que tornem o mundo melhor. Colaboradora do projeto “Empresa Solidária à Infância” – iniciativa do UNICEF que visa a garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos fundamentais preservados –, a Dynatest recebeu o selo ‘Empresa Solidária 2017’, como reconhecimento ao importante apoio feito à instituição.

Mayara Bianco, integrante do UNICEF, ressalta a importância em contar com a empresa como parceira nesta ação. “Podemos contar com o apoio da Dynatest, que se identifica com a causa que o UNICEF lidera, é essencial para que possamos realizar transformações na realidade de milhares de meninos e meninas”.

É motivo de muito orgulho para a equipe Dynatest saber que a empresa apoia este tipo de iniciativa, que assegura que milhares de crianças possam crescer sem violência e protegidas de situações de risco. Quer se juntar a esta causa? Acesse a página da UNICEF e reforce esta corrente do bem.

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Desenvolvimento e qualificação: prioridades Dynatest

Oferecer qualificação de ponta aos colaboradores é uma das prioridades da Dynatest. Por esse motivo, foi criado o Curso de Materiais e Execução de Pavimentação, destinado à equipe interna de engenheiros, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre materiais de pavimentação, problemas enfrentados nas obras e, desta forma, desenvolver competências a partir de experiências da própria empresa.

Quem comanda o curso é Celso Medeiros, engenheiro da Dynatest com ampla experiência na área rodoviária. Nos últimos meses, o especialista passou pelos nossos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, para tratar do tema Terraplanagem, destacando tópicos relevantes sobre fundação, solos e drenagem, com foco em materiais, execução e ensaios. Até o fim deste ano, toda a equipe técnica será submetida a qualificações sobre base, sub-base e revestimento asfáltico.

“Nada melhor do que utilizarmos nossas vivências para otimizar processos, gerar conhecimento e compartilhá-lo com todos os colaboradores. Clientes e parceiros da Dynatest só têm a ganhar com iniciativas como essa, sobretudo em relação à qualidade dos nossos projetos”, afirma Celso Medeiros.

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Dynatest atua com Whitetopping em rodovia de Santa Catarina

Em parceria com a PROSUL, a Dynatest atua na Supervisão Técnica e Ambiental das obras de restauração do pavimento de uma importante rodovia em Santa Catarina: a SC-114, trecho Otacílio Costa – Entr. BR-282. São mais de 36km de extensão em reabilitação, integrantes do Programa de Infraestrutura Logística de Santa Catarina. A empresa acompanha diretamente as obras realizadas pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para aplicação de uma solução diferenciada: o Whitetopping.

A origem do termo Whitetopping refere-se à cor clara do concreto de cimento Portland colocado sobre o asfalto já existente. Com a função de base e revestimento, esse método é extremamente vantajoso porque faz com que as camadas inferiores do concreto fiquem mais protegidas aos impactos externos em relação ao pavimento convencional, garantindo maior durabilidade e preservação à rodovia.

“Os serviços de supervisão e fiscalização de obras asseguram que todas as etapas previstas no projeto executivo sejam cumpridas com a qualidade necessária e exigida”, aponta Leonardo Preussler, Diretor Técnico da Dynatest. “Temos orgulho de acompanhar a reabilitação de uma importante rodovia para o estado de Santa Catarina”, finaliza.

A Dynatest oferece serviços para realização de estudos, gerenciamento de empreendimentos, monitoramento de obras e controle de qualidade. Saiba mais em nosso site!

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