LWD: tecnologia como aliada na avaliação dos pavimentos

A tecnologia representa cada vez mais uma grande aliada nos processos de engenharia consultiva. Durante a análise das características do solo para construção ou restauração de um pavimento, muitos detalhes precisam ser levados em consideração para garantir que o projeto saia de acordo com o planejado e que desgastes futuros sejam minimizados ao máximo. Para auxiliar nesses estudos, existe uma série de equipamentos e softwares de última geração que munem os especialistas de informações valiosas, como capacidade de suporte do subleito, impacto das rodas em movimento sobre os pavimentos, atrito entre pneu e pavimento, entre outros.

O Light Weight Deflectometer (LWD), uma das soluções tecnológicas empregadas pela Dynatest, referência e pioneira no mercado nesse quesito, assegura a alta qualificação dos projetos de infraestrutura em transporte. O LWD é um sistema de ensaio dinâmico de placa de carga que mede a capacidade de suporte da camada do subleito e a infraestrutura do pavimento. Esses ensaios verificam as características de deformação e de resistência de cada camada do pavimento (subleito, sub-base e base). Trata-se de um equipamento portátil (pesa menos de 20kg), uma alternativa simples e de baixo custo se comparada a outros testes de placas de carga.

Atualmente, a Dynatest realiza levantamentos com o LWD na BR-493/RJ, Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, no serviço de supervisão das obras de duplicação com restauração da pista existente, um projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Nesta obra, Drones (ou VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados) também estão sendo empregados para inspecionar locais inacessíveis e fornecer informações privilegiadas. Acompanhe nosso blog para mais detalhes sobre a utilização de Drones em obras rodoviárias.

A Dynatest acompanha todo o controle tecnológico dos materiais, fiscaliza a qualidade das obras e verifica a conformidade com as normas vigentes, além de monitorar todas as atividades ambientais da obra. Conte conosco!