Supervisão ambiental da Nova Tamoios avança com uso de MMS e Drones

Durante este mês, a Dynatest realiza mais uma fase de levantamento de dados para a supervisão ambiental das obras da Nova Tamoios – Contornos – Lote 2, empreendimento contemplado em contrato com a DERSA (Desenvolvimento Rodoviária S.A.). As atividades tiveram início em agosto de 2017 e compreendem campanha anual com o Mobile Mapping System (MMS) e ações quadrimestrais de sobrevoos com Drones.

A utilização do MMS para o levantamento topográfico oferece alto desempenho na obtenção de medições precisas e confiáveis de toda a obra, o que aprimora os processos de supervisão. O equipamento gera o registro topográfico da obra e cria uma base cartográfica para cálculos volumétricos, inclinações e cotas. Essa técnica gera nuvens de pontos a partir de amostras da superfície geométrica, além de fornecer aos especialistas uma medição 3D sem a necessidade de contato direto com a superfície.

Os sobrevoos com Drones, grande vantagem para obras rodoviárias, é indispensável neste trabalho por gerar pontos de vista privilegiados de todo o projeto. As imagens capturadas por esses equipamentos elaboram a ortofotocarta georreferenciada, necessária para o monitoramento ambiental com vista zenital (perpendicular ao solo). Uma ortofotocarta consiste em uma imagem com correção das deformações que uma fotografia aérea ocasiona.

A Dynatest tem orgulho de poder aplicar sua expertise para garantir a qualidade deste empreendimento. Relembre outros de nossos cases de sucesso clicando aqui.