Dynatest utiliza novas tecnologias geoespaciais em desabamento de terra em Petrópolis (RJ)

No final do ano passado, um trecho da rodovia BR-040, que passa por Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi interditado por conta de um desmoronamento de talude. Na ocasião, a Dynatest foi responsável por calcular o volume final do desabamento de terra por meio de um Levantamento Planialtimétrico. Graças à atuação dos métodos e tecnologias da empresa, garantiu-se a segurança, rapidez de execução, confiabilidade máxima e rigor nos dados obtidos para reversão do acidente.

Exemplo de vista 3D de uma nuvem de pontos

A empresa aplicou técnicas convencionais de topografia e tecnologias geoespaciais inovadoras, como o Laser Scanner Terrestre e o Drone. Enquanto o Drone capturou imagens aéreas de alta definição, o sistema de Laser Scanner permitiu a visualização em 3D e análise da estrutura complexa da erosão – isso com extraordinária velocidade, precisão e segurança. A partir dessa tecnologia, o objeto escaneado pode ser visualizado em um software de manipulação de nuvens de pontos e, a partir desses pontos, modelado e exportado para um sistema CAD.

A utilização dessas duas soluções tecnológicas gerou perfis verticais, seções transversais, modelos digitais do terreno e curvas de nível. A atuação foi providencial para calcular o volume da erosão e, com isso, garantir segurança e rapidez na reversão dos danos causados pelo desabamento.

Processamento e Registro Varreduras – FARO SCENE – Imagem 360°

Processamento de nuvem de pontos densa – AGISOFT