Dynatest inicia ensaios com Simulador de Tráfego Linear Móvel em Marília para a concessionária Entrevias

Neste primeiro semestre de 2018, estão em curso, sob comando da Dynatest, ensaios acelerados com Simulador de Tráfego Linear Móvel no sentido norte do km 322 da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), que cruza o município de Marília, no interior de São Paulo. Neste projeto, a empresa emprega sua ampla experiência e expertise em operações de simulação de tráfego para a concessionária Entrevias.

Os simuladores de tráfego são instrumentos que permitem estabelecer as concepções de pavimentação e de materiais mais adequados para as características de tráfego de uma determinada rodovia, além de prever com certa proximidade o período de vida útil do pavimento. Os ensaios acelerados são realizados em escala real e consistem em aplicar uma carga de roda controlada igual ou acima da máxima legal permitida em um pavimento teste ou em uma via existente, para assim determinar a resposta do sistema e o seu desempenho sob condições controladas e aceleradas de acúmulo de danos em um espaço de tempo determinado. Esse tipo de ensaio mostra-se vantajoso para o estudo de materiais novos, duplicações e técnicas de restauração de pavimentos.

Especificações dos ensaios

Atualmente, o emprego de ensaios acelerados pode ser realizado tanto por simuladores instalados em campos de prova destinados a este único fim quanto por simuladores móveis, como é o caso deste projeto. Nesse caso, a seção teste foi construída em local estratégico e o simulador de tráfego móvel levado para o local a ser pesquisado.

Além de avaliar os danos causados pelo tráfego, o simulador também é capaz de simular a ocorrência de chuvas sobre o pavimento e a variação de temperatura, um fator ambiental que também gera desgastes ao pavimento. Na Rodovia SP-333, junto ao Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), a Dynatest obteve dados sobre o histórico pluviométrico e climático de Marília entre os anos de 2007 e 2018, para definir os valores médios a serem simulados.

Entre os monitoramentos executados durante a simulação de tráfego estão: avaliação estrutural da seção teste com utilização do Falling Weight Deflectometer (FWD) no início e no final da operação; avaliação estrutural com Viga Benkelman a cada dois dias; medição de trilha de roda com treliça a cada dois dias; medição diária da percentagem de área trincada; medição de atrito e textura com pêndulo britânico e mancha de areia a cada dois dias.

Histórico de utilização de simuladores de tráfego no Brasil

As primeiras tentativas de utilização de simuladores de tráfego no Brasil ocorreram na década de 1990. Naquela época, programou-se uma avaliação do comportamento dos pavimentos na Rodovia Carvalho Pinto por meio de ensaios acelerados com Simulador de Tráfego Heavy Vehicle Simulator (HVS) da Dynatest Consulting. No entanto, os esforços de implantação não foram suficientes para que fosse realizada a importação do simulador HVS, cuja utilização seria um marco na história da engenharia rodoviária brasileira.

Para potencializar a versatilidade dos ensaios acelerados feitos em pesquisas no Brasil, criou-se o desafio de desenvolver um simulador móvel de tráfego no país. O acontecimento foi concretizado pela empresa CIFALI, com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em um projeto que durou de 2003 a 2004. Em uma associação de características do simulador da UFRGS e de outros da África do Sul, surgiu o Hércules Veículo Simulador, como é conhecido o equipamento de simulação móvel de tráfego.