Guia de Padronização de Documentos: mais uma contribuição do Consórcio Accenture-Dynatest para a CGDESP

Preocupada em garantir a máxima eficiência nos trabalhos executados pela Coordenação Geral de Desenvolvimento de Projetos (CGDESP), o consórcio formado por Dynatest e Accenture vem realizando uma série de projetos estruturantes para aprimorar os processos executados pela entidade em projetos rodoviários. A última DynaNews trouxe os detalhes sobre a elaboração do novo Guia de Análise de Projetos Rodoviários, que tem como objetivo uniformizar relatórios necessários à análise de cada projeto.

Em um novo projeto estruturante, o Consórcio Accenture-Dynatest anuncia a criação do Guia de Padronização de Documentos, que, como o próprio nome denuncia, propõe melhorar o desempenho da CGDESP em todos os processos que exigem a elaboração e a análise de documentos técnicos e administrativos. Essas mudanças influenciarão positivamente nos indicadores da Coordenação voltados aos processos internos.

Entre os objetivos específicos do Guia de Padronização de Documentos estão:

  • Reduzir a variedade e simplificar os documentos
  • Reduzir o tempo de elaboração dos documentos
  • Aumentar a qualidade do trabalho
  • Reduzir o número de revisões de documentos técnicos
  • Gerar boa vontade por parte dos destinatários
  • Reduzir a possibilidade de erros

A equipe responsável por sua elaboração foi coordenada por Elmer Ponte e é composta por Barbara Avena, Hendrika de Oliveira, Raisa Rego e Rosely Rufo. “Por meio dessa iniciativa, permitimos que processos diários sejam mais dinâmicos, produtivos e, por consequência, de maior qualidade. Entendemos a documentação como uma etapa essencial do esforço intelectual de todos os profissionais da Coordenação, e padronizar esse processo garante que os estudos sejam interpretados exatamente como pretendido”, afirma Elmer Ponte.

O Guia é composto por um conjunto de elementos que permite não apenas padronizar, mas também automatizar os trabalhos de formatação. Em uma primeira etapa, foram estabelecidos os valores de formatação a serem aplicados nos documentos da CGDESP. Em seguida, criaram-se os estilos que permitiriam a aplicação desses padrões em um único clique. Por fim, foram criados também modelos e gabaritos (os templates) já formatados e contemplando documentos de uso frequente na Coordenação. O diagrama abaixo ilustra o fluxo do trabalho executado:

Para saber mais sobre outros cases de sucesso da Dynatest, visite: www.dynatest.com.br.