Impacto do excesso de carga sobre os pavimentos rodoviários

Quando pavimentos rodoviários são projetados, realizam-se estudos sobre o volume de tráfego comercial que aquele trecho receberá. Isso porque o peso das cargas transportadas gera um impacto sobre o asfalto que requer manutenção periódica. No entanto, nem sempre a velocidade com que surgem os danos acompanha as medidas de conservação – o grande volume de transporte rodoviário de cargas e de infrações relacionadas a excesso de carga no Brasil faz com que a vida útil dos pavimentos seja reduzida substancialmente.

A legislação brasileira estabelecia uma tolerância de 5% sobre o limite de cargas por eixo em função das imprecisões das balanças. Depois, foi flexibilizada para 7,5% e hoje chega a 10%, pela Lei 13.103 de março de 2015 – mesmo com o aperfeiçoamento constante dos equipamentos de pesagem disponíveis no mercado, que apresentam imprecisões cada vez menores. Essa realidade implica na deterioração substancial dos pavimentos. Como reparar esses danos?

Metodologias específicas desenvolvidas pela Dynatest qualificam os prejuízos causados pela carga dos veículos nas rodovias para prever e compensar os investimentos em manutenção de pavimentos pelas concessionárias. Esses estudos levam em consideração, além dos danos comuns, questões relacionadas a excesso de carga – infração considerada de média a gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de alta incidência no Brasil. A redução da vida útil dos pavimentos em casos de sobrecarga pode chegar a 30%. Em rodovias de tráfego intenso e de grande escoamento de produção, essa perda chega até a 70%.

Um dos primeiros problemas que surgem devido ao excesso de carga dos veículos no pavimento é o trincamento precoce do revestimento asfáltico, evoluindo para defeitos mais severos, danificando a estrutura da rodovia e, pior ainda, colocando a vida das pessoas em risco. Além de empregar estudos que analisem e minimizem esses prejuízos, a fiscalização do cumprimento da chamada Lei da Balança é outro ponto de destaque para aumentar a qualidade das rodovias brasileiras.

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