Saiba mais sobre a Indústria 4.0 e sua influência na engenharia

A chegada de tecnologias de ponta ao processo de produção, que marcam a Indústria 4.0, gera um leque inédito de possibilidades e novos negócios para o setor industrial. Do ponto de vista de mercado, trata-se de uma grande oportunidade para tornar a indústria mais produtiva, inovadora e competitiva.

“O futuro passa por novas tecnologias que tenham menor impacto ambiental, custo viável, atendam aos requisitos de desempenho e aumentem a produtividade”, afirma Vanderley M. John, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) em reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre o futuro da construção e Indústria 4.0.

Segundo o professor, a quarta revolução industrial vai gerar um enorme crescimento econômico e reorganizar o setor da construção. “Ninguém sabe muito bem como classificar as tecnologias que estão surgindo, mas elas vão mudar a indústria”, assegurou. Como exemplos dessas mudanças, estão o compartilhamento digital de informações, a produção digital (impressoras 3D e customização em massa), a automatização de processos mentais e a coleta de dados por sensores. Entre as tecnologias emergentes, a Dynatest tem ganhado espaço no mercado cada vez mais utilizando o Pavement Scanner, o qual realiza a coleta de dados da superfície do pavimento através de dois lasers 3D de alto desempenho, além da utilização do Building Information Modeling (BIM) – sendo que, através de um estudo do Fórum  Econômico Mundial foi verificado que esta última seria a nova tecnologia com maior probabilidade de aplicação e impacto na área de construção civil.

Como resultado, toda essa revolução traduz-se em maior flexibilidade, velocidade de produção, qualidade do produto, produtividade, participação do cliente, além do surgimento de novos modelos de negócio.