Multifuncionalidade, liderança e capacidade de supervisão: aprendizados da maternidade aplicados à profissão

Na foto de capa: Daliana de Oliveira, engenheira civil na Dynatest e os filhos Rafaela (21), Vinicius (18), Manuela (13) e Bernardo (6).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres que estão no mercado de trabalho dedicam 73% mais horas que os homens aos cuidados e afazeres domésticos. Para celebrar o Mês das Mães, a Dynatest, uma das mais respeitadas empresas de engenharia consultiva do mundo, conversou com algumas de suas colaboradoras sobre os desafios e gratificações de conciliar anseios e demandas profissionais à maternidade.

Com um quadro de funcionários formado por 41% de mulheres, sendo 41% dos cargos gerenciais também ocupados por elas, a empresa adota o compromisso de apoiar suas colaboradoras nas responsabilidades familiares e, como consequência, contribuir para seu desenvolvimento e conquistas profissionais. “A Dynatest é uma ótima empresa para se trabalhar, me apoiando com a flexibilização de horários algumas vezes necessária por conta da maternidade, bem como demais benefícios – convênio médico, odontológico e auxílio creche até os cinco anos”, conta Luciana Ribeiro, gerente de projetos da Dynatest e mãe da Marina (7) e do Rafael (5).

Luciana sempre teve o desejo de ser mãe e realizou o sonho em 2009, aos 30 anos. Para ela, a maternidade compreende um processo de constante transformação. “Quando retornei da licença-maternidade da minha filha, foi uma etapa de adaptação delicada. Conciliar a vida profissional com a maternidade é um desafio presente no cotidiano de toda mãe que tem uma carreira profissional, e isso nos desafia a nos reinventar a cada dia”, comenta Luciana.

Daliana de Oliveira, engenheira civil na Dynatest há oito anos também sempre desejou construir uma grande família, e por isso a maternidade lhe trouxe algo muito especial. “Ser mãe é um processo complexo, constante e desafiador”, conta. Formada há 22 anos, Daliana ressalta o fato de o número de engenheiras ter crescido substancialmente desde quando se graduou, e compara características desenvolvidas durante a maternidade que são extremamente benéficas em seu trabalho.

“O engenheiro precisa ter a habilidade de lidar com várias funções. Essa multifuncionalidade é um traço muito forte em nós, mulheres e mães. Outras características importantes em um engenheiro são a liderança, a capacidade de inspirar e supervisionar sua equipe, administrar recursos da obra, gerenciar prazos, assegurar padrões de qualidade e garantir a segurança de todos, atividades que uma mãe faz diariamente com sua família”, reflete Daliana.

Karina Ribeiro, assessora administrativa há 11 anos na Dynatest e mãe da Marina (15) e da Isabela (4), reconhece que conciliar a carreira e a criação dos filhos é algo desafiador, mas elogia o “superpoder” das mães de conciliar diversas funções ao mesmo tempo. “Sabemos que a dupla jornada não é fácil: cuidar do trabalho e ao mesmo tempo da família e da casa. Amamos nossos filhos da mesma forma que mães que não trabalham fora de casa”, conta.

Para Luciana, o maior desafio ainda enfrentado por mulheres que são mães e estão no mercado de trabalho “é a falta de compreensão das empresas em relação a conciliação entre a vida profissional e a maternidade”. Para encerrar as comemorações de Dia das Mães neste mês de maio, a Dynatest homenageia suas profissionais mães, com os votos e o compromisso de um ambiente de trabalho mais igualitário.