HWD é empregado em levantamento deflectométrico no Aeroporto Tom Jobim

HWD é empregado em levantamento deflectométrico no Aeroporto Tom Jobim

Para assegurar a preservação do pavimento e garantir a aplicação eficiente dos recursos, a Dynatest disponibiliza equipamentos de alto desempenho e softwares com tecnologia avançada que permitem coleta de informações de parâmetros estruturais e funcionais dos pavimentos de forma automatizada. Uma recente aplicação dessa inteligência se deu no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro – RJ, com o levantamento deflectométrico do pavimento aeroportuário, utilizando o Heavy Weight Deflectometer (HWD).

O HWD é reconhecido mundialmente como um equipamento eficiente para avaliar a capacidade de cargas de pavimentos rígidos e flexíveis em estradas e aeroportos. Desenvolvido pela Dynatest International, o equipamento é o primeiro do gênero disponibilizado comercialmente, com capacidade muito superior ao Falling Weight Deflectometer (FWD) em relação à aplicação de cargas.

O projeto, executado em dezembro do ano passado, consistiu em levantamentos para caracterizar as condições estruturais dos pavimentos do Aeroporto Tom Jobim. O objeto de estudo foram as cabeceiras em concreto de Cimento Portland 15/33 da pista de pouso e decolagem –medindo 315 e 151 metros, respectivamente. O trecho total de pavimento asfáltico analisado foi de 2.714 metros de comprimento.

O levantamento deflectométrico com o HWD permite aplicar cargas entre 30 kN e 320 kN. O equipamento simula com maior precisão a carga de roda das maiores aeronaves em operação, tal como o Boeing 777, o Airbus 340 ou ainda o Airbus 380. “Qualquer intervenção em um pavimento gera um aumento significativo nos custos de operação e requer investimentos para sua recuperação. Por isso é tão importante que se executem análises apropriadas para levantamentos de dados precisos, eficientes e seguros”, destaca Leonardo Preussler, responsável técnico pelo relatório e sócio proprietário da Dynatest.

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Dynatest avalia condição de pavimentos no Aeroporto de Porto Alegre

No último trimestre do ano passado, a Dynatest concluiu um estudo que teve como objetivo determinar a condição funcional dos pavimentos do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – RS. A metodologia utilizada demandou duas etapas: a primeira com o Pavement Scanner, tecnologia 3D que detecta e classifica de forma automatizada os defeitos dos pavimentos, e posteriormente o estudo de Índice de Condição do Pavimento (PCI), responsável por determinar a condição funcional dos pavimentos.

A avaliação dos pavimentos teve como norma de referência a ASTM D5340 (12 Standard Test Method for Airport Pavement Condition Index Surveys), que estabelece o PCI. Esse índice tem como objetivo caracterizar a condição de pavimentos flexíveis e rígidos a partir de inspeções de suas superfícies. Os defeitos avaliados são convertidos em valores numéricos que classificam e indicam a integridade do pavimento em uma escala que varia de 0 (pavimento em condição de ruptura) e 100 (pavimento em condições excelentes), conforme imagem abaixo.

Estudos de PCI são essenciais para a gerência dos pavimentos. É natural que o pavimento se deteriore ao longo do tempo devido ao tráfego e às intempéries. Esse tipo de metodologia, aplicada no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, representa um instrumento valioso para identificar problemas no pavimento e tomar medidas efetivas para garantir a segurança do sistema.

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A importância da segurança de transporte em ferrovias

Para classificar um determinado sistema de transporte como seguro, é preciso avaliar se ele cumpre a sua função de forma adequada e eficaz. O transporte ferroviário é um sistema que, assim como as rodovias, também desempenha um papel estratégico para a economia brasileira, principalmente para o transporte de produtos como soja, açúcar, milho, grãos, carvão mineral e minério de ferro. A garantia da eficiência desse sistema passa, entre outros órgãos, pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

Entre suas competências, a ANTT acompanha o desempenho das concessões das ferrovias brasileiras, realiza inspeções de campo programadas e eventuais, controla as informações encaminhadas pelas concessionárias e executa estudos junto às empresas ferroviárias e aos serviços prestados. As concessionárias, por sua vez, avaliam todo o sistema para identificar e sanar os possíveis defeitos.

Na avaliação da malha ferroviária brasileira, estão em jogo três fatores principais: a dinâmica veicular (o comportamento dinâmico do veículo), a geometria da via (topografia do terreno, com suas retas, curvas e irregularidades da superfície) e a forma de condução (relações de causa e efeito ao conduzir o trem). Tendo isso em vista, um importante meio de definir a segurança operacional é por meio do Indicador de Desempenho, formulado pela ANTT. Esse índice revela o quanto a operação de uma ferrovia é segura por meio do cálculo o número de acidentes dividido por 1.000 km.

Metodologias como essas surgiram para evitar falhas nos sistemas ferroviários, como descarrilamentos, problemas de freio ou fratura de componentes mecânicos como o eixo ou as rodas. Durante o trajeto de trens longos, todo o sistema armazena uma enorme quantidade de energia cinética, o que explica o motivo de haver uma forte preocupação a respeito desses eventos.

A Dynatest aplica a sua expertise em projetos que se ocupam de etapas como planejamento, projetos, desenvolvimento, implementação e gerenciamento de programas na área ferroviária. Nesse processo, estão inseridos também Estudos de Viabilidade de Ferrovias, que seguem diretrizes elaboradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para garantir que novas ferrovias operem de maneira viável em termos econômicos, sociais e ambientais.

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Sustentabilidade: a palavra do ano para a engenharia de transporte

A preocupação com o meio ambiente não é novidade, tanto no segmento de infraestrutura de transporte e mobilidade urbana como em todas as outras esferas da indústria. Nas últimas décadas, consumidores e usuários passaram a se conscientizar sobre produção e consumo sustentável, e a cobrar que as empresas tenham um posicionamento mais responsável em relação a questões ambientais. Nesta DynaNews, analisamos como essa tendência deve impactar o setor de transportes.

“Uma das premissas que devem ser assumidas por empresas responsáveis por projetos de infraestrutura de transporte é a de que os empreendimentos precisam se preocupar não apenas com a mobilidade, mas também com as questões climáticas e ambientais envolvidas”, comenta Ernesto Preussler, sócio proprietário da Dynatest. “Parte desse processo passa também por acompanhar tendências mundiais e empregar práticas inovadoras que, com uso de tecnologia de ponta, possibilitam a implementação e manutenção de vias de maneira sustentável”, completa.

A diminuição da frota de veículos particulares representa uma grande preocupação para aprimorar a mobilidade urbana. Para incentivar a mudança de comportamento nos grandes centros, é preciso que as cidades se tornem inteligentes. “Quando sistemas de informação e de comunicação são interligados, é possível planejar melhor a infraestrutura”, ressalta Ernesto. Essa ampliação da consciência sobre sustentabilidade apresenta como resultado o surgimento de diversas startups com soluções inovadoras, como aplicativos para caronas e compartilhamento de carros, além de bicicletas e patinetes disponíveis para aluguel em grandes centros urbanos do Brasil e do mundo.

Fora das capitais, há o transporte de cargas, principal meio de escoamento da produção e que, consequentemente, tem um importante papel para o desenvolvimento econômico do País. Em alguns países, caminhões autônomos estão perto de se tornar uma realidade. Nos próximos anos, é natural que esse cenário de mudanças tenha mais reflexos nas rodovias, com inovações que se relacionam com os apps popularizados nas cidades.

Tornar os sistemas de transporte inteligentes e sustentáveis passa, principalmente, pelo aprimoramento da circulação de veículos, pela exploração de fontes de energia alternativas e por um melhor aproveitamento de recursos naturais. Iluminação com uso de luz solar e pavimentos que absorvem a água das chuvas são alguns dos conceitos de “rodovias inteligentes” já estudados e aplicados em outros países. Acompanhe a DynaNews e os canais da Dynatest nas redes sociais para acompanhar as tendências do setor.

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Retrospectiva DynaNews 2018: relembre os destaques

Em 2018, foram cinco DynaNews divulgadas aos parceiros da Dynatest, além desta sexta, de encerramento. Foram 3.525 leituras em todas as vinte notícias preparadas com todo o cuidado para compartilhar os principais acontecimentos e projetos desenvolvidos pela empresa ao longo destes últimos 12 meses. Relembre agora os principais temas abordados:

 

DynaNews Janeiro/Fevereiro 2018

Responsabilidade social: parceria com Fundação Dorina Nowill

 

 

Na primeira DynaNews do ano, anunciamos a parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que há 70 anos dedica-se à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Uma das atividades desempenhadas pela ONG é a capacitação de deficientes visuais para o mercado de trabalho. Entre as ações promovidas pela Dorina na Dynatest destacam-se a promoção da acessibilidade no ambiente de trabalho e a realização de uma dinâmica com toda a equipe da empresa para falar sobre a inclusão desses profissionais.

 

DynaNews Março/Abril 2018

Mês da Mulher Dynatest: mulheres que fazem a diferença na engenharia

 

 

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Dynatest entrevistou Luciana Ribeiro, a primeira engenheira contratada pela empresa, e Natália Bueno, engenheira civil na Dynatest há apenas três anos. O objetivo era saber como a representatividade feminina evoluiu internamente ao longo dos anos.  No atual quadro de colaboradores da Dynatest, 41% de todos os funcionários são mulheres. Nos cargos de nível gerencial, elas representam os mesmos 41%.

 

DynaNews Maio/Junho 2018

 Centro de calibração da Dynatest instalado em Jacareí, para equipamentos tipo Falling Weight Deflectometer (FWD)

 

 

Na DynaNews do 3º bimestre de 2018, a Dynatest evidenciou sua preocupação em garantir máxima qualidade na avaliação de pavimentos, com o anúncio da calibração de três equipamentos Falling Weight Deflectometer (FWD) no centro de calibração Dynatest estabelecido em Jacareí, na região metropolitana do Vale do Paraíba. As calibrações garantem a confiabilidade nos resultados dos levantamentos deflectométricos ao longo da vida útil do equipamento, pois a utilização contínua do equipamento FWD afeta a precisão na coleta de informações, prejudicando os resultados das avaliações.

 

DynaNews Julho/Agosto 2018

 Os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo há exatos 30 anos

 

 

No mês em que a Dynatest completou 30 anos, foi preparada uma DynaNews especial, com novo layout e conteúdo especial sobre a trajetória, as políticas de gestão e as perspectivas de futuro para o setor de engenharia de transportes. Relembre os fatos que marcaram o Brasil e o mundo há exatos 30 anos, quando nascia uma das mais respeitadas empresas de engenharia consultiva do país.

 

DynaNews Setembro/Outubro 2018

Dynatest é destaque no Ranking da Engenharia Brasileira 2018

 

 

Em setembro anunciamos a publicação do 500 Grandes da Construção – Ranking da Engenharia Brasileira 2018, produzido pela Revista O Empreiteiro, em que a Dynatest ocupou a 4ª colocação em Projetos e Consultoria no quesito variação de receita, registrando uma variação de 52%. No ranking geral, a empresa subiu 13 posições e ocupa hoje o 20º lugar entre Projetistas & Gerenciadoras. Em São Paulo, a Dynatest ocupa o 5º lugar.

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Principais serviços desenvolvidos pela Dynatest em 2018

Este foi um ano intenso de serviços executados pela Dynatest. Para a última DynaNews do ano, a empresa destaca quatro projetos iniciados durante 2018, que incluem estudos de simulação de tráfego, codificação de rodovias com a metodologia iRAP, implementação de sistemas de gestão de rodovias e estudos de viabilidade técnica. Confira:

 

  • Estudo com Simulador de Tráfego em pista experimental da Concessionária Entrevias

(Heavy Vehicle Simulator – HVS)

Em fevereiro, a Dynatest iniciou a realização de ensaios de simulação de tráfego na Rodovia SP-333, no km 322 sentido norte, que cruza o município de Marília, interior de São Paulo. Os estudos, executados em três seções-teste construídas pela Entrevias, têm como objetivo coletar informações sobre os efeitos de cargas de roda em movimento na rodovia. Os resultados dessas análises serão posteriormente aplicados em obras de duplicação previstas pela concessionária.

O Heavy Vehicle Simulator (HVS), utilizado pela Dynatest no projeto, realiza a aplicação de cargas associadas à ação do tráfego de forma acelerada, simulando até 20 anos de deterioração das rodovias em um período de trabalho de até três meses. Além disso, um conjunto de acessórios especiais permitem simular ainda influências ambientais, como variação de temperatura e umidade na estrutura do pavimento.

 

  • Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (iRAP) no DAER-RS

Outro projeto importante em que a Dynatest esteve envolvida em 2018 consiste na inspeção de 1498,60 km de rodovias gerenciadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER-RS). O plano de trabalho, em desenvolvimento desde agosto, inclui a codificação das rodovias de acordo com a metodologia iRAP, um programa que tem como objetivo modificar a maneira como se pensa sobre segurança rodoviária e, com isso, reduzir a incidência de acidentes nas estradas.

O papel da Dynatest consiste em coletar dados sobre acidentes, fluxo de tráfego, velocidade nas rodovias e seu entorno; produzir um arquivo com todos os atributos da estrada e dados coletados para entrada no programa VIDA, disponível no site do iRAP; compilar os resultados de classificação Estrela e gerar um plano de investimento para estradas mais seguras para indicar áreas de alto risco, moldando assim os futuros investimentos em segurança rodoviária; produzir relatório técnico detalhado de acordo com as especificações do iRAP; realizar treinamento da equipe do DAER-RS.

 

  • Inspeção, inventário rodoviário, desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão de Pavimentos da malha rodoviária boliviana

(Mapa da Red Vial Fundamental – RVF, Bolívia)

Na última DynaNews, anunciamos o contrato do consórcio Dynatest-Insitu com a Administração Rodoviária da Bolívia. Este é mais um dos grandes projetos iniciados pela companhia este ano. O trabalho prevê a criação de um inventário de 12.000 km da rede boliviana, sendo metade dessa extensão composta por estradas pavimentadas.

Será desenvolvido e implementado um Sistema de Gerenciamento Rodoviário (SGC) para a rede rodoviária fundamental da Bolívia. O SGV fornecerá informações atualizadas e confiáveis sobre as rodovias por meio de relatórios específicos e de canais de comunicação pré-determinados. Além disso, serão aplicados também uma equipe de auscultação, inventário da Rede Rodoviária Fundamental da Bolívia (RVF), levantamento da condição do pavimento das estradas pavimentadas da RVF, análise da rede rodoviária, atividades de propostas de conservação, bem como o treinamento de profissionais.

 

  • Elaboração de estudos técnicos para a AGRESE

(Início e fim do trecho analisado)

Para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (AGRESE), em subcontrato com o Consórcio SANPAC/P4 Concessões/Kappex, a Dynatest iniciou a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica de trechos que somam 63,7 km de rodovias do estado de Sergipe. De toda a extensão, as análises tiveram como resultado a viabilidade para concessão do segmento localizado entre os km 8,3 e 63,7, o que totaliza um trecho a ser concedido de 55,4 km.

 

 

 

 

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Heavy Weight Deflectometer (HWD): altamente recomendado para avaliação estrutural de pavimentos aeroportuários

O Heavy Weight Deflectometer (HWD) é reconhecido mundialmente como um equipamento altamente eficiente na avaliação da capacidade de cargas de pavimentos rígidos e flexíveis em estradas e aeroportos. Similar, mas com capacidade de carga muito maior que o Falling Weight Deflectometer (FWD), o HWD é o primeiro equipamento do gênero disponibilizado comercialmente.

Desenvolvido pela Dynatest International, o princípio do Heavy Weight Deflectometer consiste em aplicar uma carga sobre o pavimento simulando o peso da roda de uma aeronave. A carga é aplicada sobre uma placa apoiada no pavimento, que estuda os deslocamentos verticais sofridos pela superfície do pavimento como resultado deste carregamento dinâmico – as chamadas deflexões.

“A chegada do HWD reafirma nosso posicionamento como uma empresa pioneira e que se preocupa em oferecer sempre os melhores serviços em cada projeto. Executar as avaliações de pavimento com uso de um equipamento com capacidade para testes de altas cargas como o HWD significa assegurar máximo conforto e segurança para os milhares de passageiros todos os dias”, afirma Luciana Barbosa, engenheira civil da Dynatest Brasil.

Com a utilização do HWD, as deflexões são continuamente registradas durante os testes por meio de geofones aplicados abaixo da placa de carga. Os dados obtidos são então utilizados para determinar as propriedades estruturais do pavimento e do projeto de revestimento com base em análises empíricas ou mecanístico-empíricas. Com isso, identificam-se as possíveis falhas do pavimento e as melhores alternativas de restauração. O monitoramento automatizado e em tempo real da célula de carga, geofones e variações de dados garante alta qualidade dos dados coletados.

O HWD permite aplicar cargas de 30 a 320 kN, permitindo simular cargas desde veículos menores a aeronaves robustas como o Boeing 777, Airbus 340 ou 380. “Estamos empolgados em poder incluir essa ferramenta em nossos serviços de gestão e análise de pavimentos”, conclui Luciana.

 

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Dynatest 30 anos: com a palavra, Ernesto Simões Preussler

Este ano foi cercado de comemorações para todos na Dynatest Engenharia Ltda. Em 2018, completamos 30 anos de atuação no Brasil, e eu não poderia estar mais orgulhoso por essa trajetória. Para encerrar o ano em que atingimos este marco, gostaria de estender a todos os colaboradores, parceiros e clientes o meu sincero agradecimento pela confiança, comprometimento e profissionalismo depositados nos projetos desempenhados ao longo deste período.

Temos como marcas de nosso negócio a utilização de tecnologia de ponta, a constante atualização de processos e a adoção de métodos inovadores em estudos e projetos de infraestrutura de transporte. Com uma atuação sempre em pleno atendimento às normas e exigências das agências reguladoras, além da aplicação de técnicas e processos consagrados internacionalmente, temos o orgulho de afirmar que a Dynatest contribuiu de maneira sólida para o desenvolvimento da estrutura viária brasileira.

Graças à contribuição de todos vocês, somos hoje uma das mais respeitadas e consolidadas empresas de engenharia consultiva do país, e celebramos não apenas 30 anos de história, mas também o fato de termos construído uma empresa igualitária, unida e competente, com valores compartilhados por nossas equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Como já destaquei durante uma de nossas celebrações destas três décadas, é difícil prever como serão os próximos 30 anos neste setor em que atuamos. Não sabemos se haverá estradas como as conhecemos hoje, se os carros flutuarão sobre as vias ou se motoristas serão dispensáveis, mas carrego comigo uma única certeza: nós estaremos lá!

Seguiremos cumprindo a mesma missão que desempenhamos desde 1988: a de pavimentar cada canto do Brasil com tecnologia, inovação e serviços de ponta. Muito obrigado!

Ernesto Simões Preussler

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Dynatest marca presença na 2ª Semana do Planejamento do DNIT

Em sua segunda edição, a Semana do Planejamento do DNIT contou com a presença de Ernesto Simões Preussler, sócio-proprietário da Dynatest. Organizado pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa por meio da Coordenação Geral de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN/DPP), o evento ocorreu entre 19 e 21 de junho e teve como objetivo apresentar os avanços e perspectivas da DPP.

A programação dos três dias contemplou apresentações relacionadas às iniciativas e programas da DPP, destacando-se o Sistema de Gerência de Pavimentos da autarquia, o SGP-DNIT. Foi para este tema especificamente que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) convidou Ernesto Simões Preussler, que compôs a mesa de debates e apresentou as inovações tecnológicas do setor.

(Apresentação de Ernesto Preussler na 2ª Semana do Planejamento do DNIT)

Ao longo do evento, tiveram destaque também as apresentações do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR) e de soluções em Geotecnologias Aplicadas, com ênfase na metodologia BIM.

A Semana do Planejamento contou ainda com uma área dedicada a estandes de empresas parceiras do DNIT. Em seu estande, a Dynatest expôs algumas de suas tecnologias de ponta, como a utilização de Drones para a realização de levantamentos de varredura a laser e o Pavement Scanner, utilizado para avaliação funcional de alta precisão de pavimentos.

(Equipe Dynatest na 2ª Semana do Planejamento do DNIT)

O público presente teve ainda a oportunidade de experimentar o contato com as soluções de geotecnologia da Dynatest: uma estrutura de Realidade Virtual (VR) montada no estande proporcionou a imersão em uma nuvem de pontos.

As nuvens de pontos, resultantes dos levantamentos realizados com a tecnologia LiDAR, permitem uma modelagem tridimensional e georreferenciada de todos os elementos no entorno de uma rodovia. A partir dessa tecnologia, a Dynatest inova e traz ao mercado uma alternativa concreta e viável para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura rodoviária com a metodologia BIM.

(Demonstração da nuvem de pontos em Realidade Virtual)

Na solenidade de encerramento, o estande da Dynatest foi reconhecido pela organização do evento e recebeu o título de Melhor Estande da Segunda Semana de Planejamento do DNIT. O prêmio foi entregue a Edson Shimizu, Engenheiro Civil da Dynatest, pelas mãos do Coordenador Geral da CGPLAN, o Sr. Carlos Abramides.


(Premiação de Melhor Estande na 2ª Semana do Planejamento)

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Segurança rodoviária: implementação do iRAP no Rio Grande do Sul

Grande parte das medidas voltadas à gestão da segurança rodoviária, empregadas atualmente, pode ser considerada reativa, ou seja, baseia-se em análises sobre padrões homogêneos de acidentes que já ocorreram nas estradas – definição de trechos críticos ou de clusters (padrões comportamentais influenciados por variáveis como fluxo, velocidade e chuvas, por exemplo). Foi para aprimorar essa conjuntura que surgiu o International Road Assessment Programme (iRAP).

O principal objetivo do iRAP consiste em modificar a maneira como se pensa sobre segurança rodoviária e, com isso, reduzir significativamente a incidência de acidentes nas estradas. O programa possui parceiros em mais de 80 países e já realizou o mapeamento de mais de um milhão de quilômetros de rodovias no mundo todo. A iniciativa concentra diversos programas empregados pelos países para inspecionar as estradas e torná-las mais seguras por meio de planos de investimento economicamente viáveis. Além disso, já motivou investimentos de larga escala próximos a US$ 14 bilhões.

Baseada no iRAP, a Dynatest inspecionou e avaliou a segurança de 1.498 km de rodovias gerenciadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem no Estado do Rio Grande do Sul (DAER-RS). As diretrizes do iRAP foram utilizadas como base para os serviços prestados pela Dynatest neste trabalho.

Planejamento e implementação do programa de segurança rodoviária

Por meio do iRAP, prevê-se o desenvolvimento de quatro documentos que fornecem informações para engenheiros rodoviários e tomadores de decisão com o objetivo de melhorar a infraestrutura das rodovias e garantir um sistema seguro: estrada, veículo e motorista. Saiba em que consiste, de maneira geral, cada um deles:

  1. Mapa de risco: reúne dados detalhados sobre acidentes para ilustrar o número real de mortes e feridos em uma rede rodoviária;
  2. Classificação estrela: em uma escala de 1 a 5, essa medida fornece de maneira simples e objetiva o nível de segurança da estrada para ocupantes de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. As rodovias de 5 estrelas são as mais seguras, enquanto as de 1 estrela são as menos seguras;
  3. Plano de investimento para estradas mais seguras: identifica alternativas de interferência economicamente viáveis na estrutura e/ou na sinalização das rodovias com o objetivo de salvar vidas. Essa análise baseia-se em aproximadamente 90 opções de melhorias de estradas com eficiência comprovada;
  4. Rastreamento de desempenho: utiliza a classificação estrela e o mapa de risco para acompanhar o desempenho da segurança rodoviária e estabelecer políticas de obras de melhorias na rodovia.

No Rio Grande do Sul, o trabalho da Dynatest consistiu em coletar dados sobre acidentes, fluxo de tráfego, velocidade nas rodovias e seu entorno; produzir um arquivo com todos os atributos da estrada e dados coletados para entrada no programa VIDA, disponível no site do iRAP; compilação dos resultados de Classificação estrela e geração de um Plano de investimento para estradas mais seguras para indicar áreas de alto risco, moldando assim os futuros investimentos em segurança rodoviária; produção de relatório técnico detalhado de acordo com as especificações do iRAP; treinamento do pessoal do DAER-RS.

“Como uma das empresas de engenharia consultiva mais respeitadas no Brasil, reconhecemos o nosso papel em contribuir para estradas mais seguras a partir de metodologias como o iRAP, que antecipam riscos e permitem que salvemos milhares de vidas”, afirma Leonardo Preussler.

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