Serviços Dynatest: Análise do pavimento da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Campo de Marte

Serviços Dynatest: Análise do pavimento da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Campo de Marte

Em mais um case de sucesso, a Dynatest Engenharia avaliou a capacidade estrutural dos pavimentos e determinação do Pavement Classification Number (PCN) da Pista de Pouso e Decolagem 12-30, do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), localizado no município de São Paulo.

O aeroporto é um dos mais importantes da capital paulista. Situado na Zona Norte, ele possui uma área total de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados e fica próximo a importantes endereços, como o Centro de Exposição Expo Center Norte e o Terminal Rodoviário do Tietê. Embora o aeroporto não possua linhas aéreas regulares ele possui um dos maiores movimentos operacionais do Brasil, com voos de taxi aéreo, executivo e aviação geral.

Devido as perspectivas futuras de mudança no Mix de aeronaves do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), foi proposto pelo contratante a verificação de um novo PCN para o tráfego que pode vir a utilizar o aeroporto em breve.

O objetivo do método ACN-PCN é descobrir a resistência relativa do pavimento aeroportuário, de forma a subsidiar a administração aeroportuária quanto aos tipos e quantidades de aeronaves que podem utilizar o aeroporto em função da demanda futura.

A função de um pavimento aeroportuário é proporcionar uma superfície para decolagens, pousos e outras operações de maneira segura. A classificação do pavimento aeroportuário tem o objetivo de permitir a adequada utilização deste pavimento com a otimização dos custos de manutenção e operação.

O método da ACN-PCN (Aircraft Classification Number – Pavement Classification Number) foi desenvolvido por um grupo de estudos da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), com um sistema de aplicação bem simples onde o ACN < PCN, para que as aeronaves possam utilizar a pista sem restrições.

O sistema ACN-PCN é estruturado de maneira que um pavimento com um determinado valor de PCN seja capaz de suportar, sem restrições, um avião que tenha um valor de ACN inferior ou igual ao valor do PCN do pavimento.

De acordo com os valores de PCN apresentados, pode-se afirmar que a pista de pouso e decolagem do aeroporto para o tráfego previsto de operação aérea é de 20 anos, sendo que suportam até 24 operações anuais de aeronaves com peso máximo de decolagem superior a 18 toneladas, o que gera um CDF próximo de 1,0, no limite de capacidade do pavimento.

Recomendou-se que as operações fiquem limitadas a esta quantidade para evitar danos permanentes ao pavimento. Indica-se ainda que após o início das operações previstas sejam realizados novos levantamentos deflectometricos, de forma a caracterizar a mudança do comportamento do pavimento frente a nova operação do tráfego e se necessário verificar as adequações na pista ou na operação.

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Serviços Dynatest: Análise do pavimento da 3ª faixa da BR-101/RJ

Buscando garantir a efetividade dos projetos rodoviários, a Dynatest realiza o controle da qualidade dos dimensionamentos realizados, aprimorando as soluções apresentadas. Dentre os serviços de controle de qualidade dos projetos rodoviários, estão a análise da 3ª faixa da BR-101/RJ.

A Dynatest realizou um relatório sobre o Controle de Qualidade de Projeto (CQP) da Memória de Cálculo de Pavimentação de Ampliação de Capacidade da BR-101/RJ, no trecho entre o km 297+500 e o km 320+100 nos sentidos Norte e Sul.

Para tanto, foi realizada a análise do projeto de pavimentação, desenvolvida em conformidade com os métodos de dimensionamento de pavimentos indicados pelo DNIT e pelas Premissas para Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis da ARTERIS, bem como da concepção das soluções adotadas.

Para todo o dimensionamento do pavimento, o segmento em questão foi dividido em dois trechos de acordo com as características do solo da região, sendo o primeiro trecho correspondente do km 297+500 ao km 306+450, e o segundo equivalente ao segmento do km 306+450 ao km 320+100.

Após a avaliação dos parâmetros e análises da BR-101/RJ, procedeu-se com algumas observações das soluções indicadas. A ampliação ocorrerá no canteiro central da rodovia, resultando em menor tráfego pesado na nova faixa interna. O estudo da capacidade do subleito revelou que um CBR de projeto maior do que o estatístico gera substituição de solos, exigindo controle rigoroso.

A camada de reforço do subleito na memória de cálculo atende ao projeto e a camada de rachão é adequada para suportar valores de CBR de projeto. O tratamento do solo de fundação envolve reforço em rachão e substituição de solos fracos por camadas melhoradas com cal, porém faltam ensaios para comprovar a eficácia da mistura solo-cal indicada.

As normas de serviço são geralmente adequadas, mas há restrições na especificação da camada de sub-base de macadame seco, que precisa ser revista. As especificações da Arteris podem substituir as do projeto, exceto para a camada de sub-base de macadame seco, cuja espessura mínima é incompatível.

Quanto à implantação da geogrelha, envolvendo fresagem e recomposição do revestimento com geogrelha de poliéster, recomenda-se aplicá-la abaixo da última camada de revestimento com pintura de ligação.

Em resumo, a análise conclui que as estruturas de pavimento atendem ao tráfego, exigindo ajustes pontuais, sendo os parâmetros usuais aceitáveis. Normas de serviço são boas, exceto para a camada de sub-base de macadame seco e a geogrelha deve ser aplicada abaixo da última camada de revestimento.

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Serviços Dynatest: Gerenciamento Ferroviário

A Dynatest Engenharia oferece serviços de suporte e apoio à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias no gerenciamento de contratos de obras e fornecimento de produtos e serviços de engenharia para empreendimentos de infraestrutura.

Esses serviços de apoio no gerenciamento estão relacionados aos projetos concedidos à Valec, conforme previsto na Lei n° 11.772, de 17 de setembro de 2008, em particular para os projetos EF151 (FNS), EF-334 (FIOL) e EF-354 (FICO).

A Ferrovia Norte-Sul (FNS) é a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e atravessa os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás e São Paulo. Tem uma extensão de 2.259 quilômetros, todos disponíveis para subconcessão: o trecho norte (Açailândia/MA a Palmas/TO) é operado pela empresa VLI, vencedora da licitação em 2007, e os trechos central (Palmas/TO a Anápolis/GO) e extensão sul (Ouro Verde/GO a Estrela d’Oeste/SP) foram subconcedidos à Rumo em 2019.

O trecho referente à FIOL I, entre Ilhéus e Caetité/BA, foi subconcedido à empresa BAHIA MINERAÇÃO S.A. – BAMIN em um leilão realizado em 08/04/21, de modo que atualmente apenas o trecho da FIOL II, entre Caetité e Barreiras/BA, está em fase de construção. A FIOL II, com 485 km de extensão, é dividida em lotes de construção 05F, 05FA (Ponte sobre o Rio São Francisco), 06F, 06FEB e 07F.

As obras da FICO são resultado do primeiro contrato de investimento cruzado assinado pelo Governo Federal. De acordo com o contrato, a Vale é responsável pela construção do trecho que conectará as cidades de Mara Rosa/GO e Água Boa/MT. As atividades de obtenção de licenças ambientais, desapropriação e fiscalização das obras são realizadas pela Infra S.A.

Atualmente, o trecho III da Fiol, entre Barreiras/BA e Figueirópolis/TO, com aproximadamente 505 km de extensão, está passando por revisão de estudos e projetos.

O prazo de execução do contrato de gerenciamento é de 38 meses e o prazo total do contrato é de 41 meses, a partir de março de 2022.

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Serviços Dynatest: Índice de Condição do Pavimento – PCI

A Dynatest Engenharia tem o prazer de apresentar seu mais recente projeto de sucesso: o levantamento superficial de pavimento nos Aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre. Nosso objetivo é realizar uma análise detalhada da condição funcional dos pavimentos por meio do Índice de Condição de Pavimento (PCI – Pavement Condition Index), seguindo as diretrizes da norma ASTM D5340, adotada pela Federal Administration Aviation (FAA) para aeroportos civis e recomendada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O processo consistirá nas seguintes etapas: inicialmente, faremos o levantamento da condição superficial dos pavimentos através do escaneamento contínuo utilizando o equipamento Pavement Scanner. Em seguida, realizaremos o cálculo do Índice de Condição de Pavimento (PCI), dividindo o aeroporto em áreas típicas com características de tráfego e esforço estrutural semelhantes. Coletaremos dados relevantes, como área, revestimento, estrutura, tráfego, entre outros. As áreas serão subdivididas em seções homogêneas com base em critérios como estrutura, idade, intemperismo, volume de tráfego, velocidade do tráfego, cargas estáticas ou dinâmicas predominantes, concentração (faixa central e faixas laterais), etc. Por fim, cada seção homogênea será dividida em unidades amostrais para análise mais detalhada.

A avaliação do pavimento será conduzida de forma contínua e automatizada, utilizando a tecnologia 3D do Pavement Scanner. Essa tecnologia foi desenvolvida nos últimos 10 anos e é amplamente aplicada e validada em pavimentos aeroportuários, incluindo os Aeroportos Internacionais de Guarulhos, Galeão, Porto Alegre e Fortaleza. O sistema é capaz de detectar e classificar defeitos tanto em pavimentos rígidos quanto flexíveis, incluindo deformações transversais e longitudinais.

O Pavement Scanner utiliza linhas de projeção a laser (1 linha por milímetro na seção transversal da via), câmeras de alta potência e óptica avançada para obter um perfil 3D de alta definição da via. Essa tecnologia exclusiva permite uma avaliação automatizada em 3D do estado do pavimento, permitindo o levantamento mesmo durante a noite. Enquanto o veículo de inspeção trafega ao longo do pavimento, uma faixa de luz é projetada pelo laser no pavimento e sua imagem é capturada.

O perfil transversal pode ser obtido diretamente dos registros dos sensores a laser (4.000 registros em uma seção de 4 m de largura), enquanto o perfil longitudinal é medido pela integração do sinal vertical (acelerômetro), permitindo a medição do deslocamento vertical total do veículo e do perfil do pavimento. Essa abordagem também leva em consideração as variações na distância entre o veículo e o pavimento, medida diretamente pelos sensores 3D.

Além da coleta de dados sobre defeitos superficiais do pavimento, essa abordagem integrada nos permite obter informações adicionais sem a necessidade de levantamentos ou instrumentações extras. Adicionalmente, soma-se o armazenamento das imagens coletadas, possibilitando uma posterior verificação e criação de um banco de dados das características superficiais do pavimento. A partir do escaneamento do pavimento serão obtidas e analisadas as seguintes informações, detalhadas na sequência.

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Maio Amarelo: Mês de Prevenção aos Acidentes de Trânsito

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional criado em 2014 que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança no trânsito.

O amarelo simboliza a atenção e a prudência que devemos ter ao dirigir. Durante o mês de maio, diversas atividades são realizadas para chamar a atenção da população para os perigos do trânsito, como campanhas educativas, palestras, blitz educativas e outras iniciativas que buscam conscientizar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito.

A adesão ao movimento é muito importante, já que o trânsito é um dos principais responsáveis por acidentes e mortes em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito em todo o mundo, sendo que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com a adoção de medidas simples, como respeitar as sinalizações das vias, as leis de trânsito e usar equipamentos de segurança.

Outro fator que ajuda a diminuir a letalidade no trânsito são estradas, ruas e avenidas confiáveis e em bom estado, com uma infraestrutura que permita aos usuários trafegar com segurança por todo o trajeto.

A Dynatest Engenharia, como empresa de representatividade no mercado de engenharia, não se abstém da causa, promovendo serviços que garantem uma infraestrutura rodoviária eficiente e de qualidade, a fim de proporcionar segurança para todos que a utilizem.

Essa é uma oportunidade para refletirmos sobre a nossa responsabilidade como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, para agirmos de forma consciente e segura no trânsito. Só assim poderemos reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas e cidades, garantindo um trânsito mais seguro e tranquilo para todos, sem esquecer que o pedestre é a parte mais frágil.

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Serviços Dynatest: Gerenciamento de Empreendimentos Rodoviários (Região Sul – DN21002)

A Dynatest Engenharia entregou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um amplo e completo relatório sobre a prestação dos serviços de gerenciamento dos empreendimentos de construção para toda a malha rodoviária federal da Região Sul do Brasil que é administrada pelo órgão. Atualmente a região conta com 29 contratos de obras monitorados com cerca de 734,17 km de extensão.

O volume expressivo de obras exige um rigoroso gerenciamento por parte do DNIT, que, por meio da Coordenação-Geral de Construção Rodoviária (CGCONT), elabora relatórios periódicos com as respectivas prestações de contas das ações implementadas ao Comitê Gestor.

Para a elaboração desses relatórios, no entanto, é preciso que a área de controle das atividades da CGCONT seja reforçada por um eficiente sistema de gerenciamento de programas de obras, provido de equipes de profissionais especializados e multidisciplinares, com sólidos conhecimentos na área de infraestrutura rodoviária.

O DNIT não dispõe de quadro suficiente de profissionais para execução direta destas atividades, sendo que geralmente executa esse serviço de forma indireta através da contratação de uma empresa especializada por meio de licitação, que nesse caso foi a Dynatest Engenharia, que realiza estas avaliações por meio de resultados obtidos no emprego de equipamentos avançados e de última geração.

O contrato em questão tem como objetivo dotar o DNIT de estrutura gerencial adequada para acompanhamento eficiente e tempestivo de toda a gama de ações necessárias à realização dos empreendimentos para possibilitar sua execução conforme planejado e assegurar os aspectos de prazo, custo, qualidade e risco, bem como adequação e aperfeiçoamento do dispositivo de gestão do acompanhamento e monitoramento dos contratos.

Dentre as responsabilidades destacadas para gerenciar as obras e fornecer suporte técnico ao DNIT no desenvolvimento de suas atividades rodoviárias, estão o acompanhamento técnico dos recebimentos provisórios e definitivos das obras e serviços executados; a disponibilização à fiscalização do DNIT de relatórios fotográficos com todas as etapas dos empreendimentos considerados relevantes; e a disponibilização de dados, informações e análises sobre as obras e empresas contratadas pelo DNITT.

Além disso, também é de responsabilidade da Dynatest a identificação de eventuais distorções no planejamento inicial com base nas informações disponíveis pela própria gerenciadora no que concerne a prazo, custo, qualidade e risco, propiciando ao DNIT a tomada de decisões no sentido de corrigi-las; e o auxílio ao DNIT na integração das atividades exercidas por todos os entes, públicos e privados envolvidos no empreendimento (órgãos públicos da administração federal, estadual e municipal, empresas construtoras, consultoras, concessionários de serviços públicos etc.).

No período, a gerenciadora deu continuidade à execução dos serviços de acompanhamento dos empreendimentos de construção sob a jurisdição do DNIT nas rodovias da malha federal na Região Sul. No entanto, ainda existem levantamentos em andamento, assim como outros dados encontram-se em fase de consolidação para serem apresentados nos relatórios dos meses subsequentes.

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Excesso de cargas nas rodovias: o impacto “invisível” no cotidiano

Veículos comerciais que trafegam acima dos limites estabelecidos causam sérios transtornos à segurança e conforto dos usuários da via, além de afetarem a fluidez do tráfego e, principalmente, impactarem nas estruturas dos pavimentos e das obras de arte especiais.

Os excessos de carga nas rodovias brasileiras têm sido um agravante nos custos de manutenção dos pavimentos, em especial naquelas com significativa quantidade de veículos comerciais em elevado volume de tráfego.

Flexibilizações no limite de tolerância no peso por eixo dos veículos e a precariedade do sistema de controle e autuação dos veículos favorecem essa situação de excessos.

A Dynatest realiza estudos dos efeitos do excesso de carga nos pavimentos rodoviários, através da análise de desempenho do pavimento e sua capacidade estrutural.

Esses estudos já demonstraram o impacto dos excessos de cargas nos custos de conservação e recuperação dos pavimentos, bem como a necessidade de se garantir um controle de peso contínuo e eficiente nas rodovias.

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Serviços Dynatest: estudo de viabilidade técnica ferroviária em Embu-Guaçu e Laranjal Paulista

A Dynatest Engenharia entregou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) dois amplos estudos de viabilidade técnica de passagens em nível de ferrovias nos municípios de Laranjal Paulista e Embu-Guaçu, no interior do estado de São Paulo.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) é o principal estudo prévio ao projeto executivo de um empreendimento. Com experiência reconhecida no mercado, a Dynatest analisa através de métodos normatizados, impactos e benefícios sociais, econômicos e ambientais, determinando a alternativa mais viável para a implantação do empreendimento, sob a luz da melhor técnica em engenharia.

Em Laranjal, os serviços realizados incluíram a análise da linha férrea EF-265/SP em um período de 30 anos, que contaram com simulações de tráfego que consideraram duas passagens de transposição da via férrea com uma média de tráfego de quatro trens por dia, causando uma interrupção de cerca de doze minutos a cada travessia. As análises para soluções das transposições da via férrea envolveram 6.875 veículos/dia.

Partindo de todos os resultados encontrados ao longo dos estudos de avaliação econômica e após uma análise da sensibilidade econômica de cada conjunto ficou comprovado que os cenários propostos para as travessias de Laranjal são inviáveis, visto que os custos superam os benefícios.

No entanto, o estudo apontou a importância de, no futuro, revitalizar a área que é utilizada como passagem próxima da estação ferroviária, assim como uma melhoria da passagem em nível de forma conjunta entre a prefeitura de Laranjal Paulista e a concessionária da ferrovia, visto que isto aumentaria a segurança de um modo geral, sendo uma implantação de baixo custo.

Em Embu-Guaçu os serviços realizados incluíram a análise das linhas férreas EF-050/265/364/SP também por um período de 30 anos, que contaram com simulações de tráfego que consideraram nove passagens de transposição da via férrea com uma média de tráfego de 60 trens por dia, interrompendo o tráfego urbano por 3,7 minutos a cada travessia. As soluções das transposições da via férrea envolveram 58.713 veículos/dia.

Após a análise da sensibilidade econômica de cada conjunto ficou comprovado que alguns cenários são economicamente viáveis levando em consideração os seguintes fatores: Do ponto de vista econômico são viáveis os cenários 1 do Conjunto B (P-02) e do Conjunto D (P-04/P-05), mesmo com seus custos variando em até 30% a mais e seus benefícios reduzidos em até 30%.

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Serviços Dynatest: Monitoração de Pavimento Aeroportuário

A Dynatest Engenharia Ltda. tem desenvolvido produtos e serviços de engenharia aeroportuária desde 1991, colocando à disposição da contratante engenheiros e técnicos de transportes capacitados a planejar e executar o serviço, com ampla experiência nos maiores aeroportos do Brasil.

O objetivo da consultoria é fornecer os dados e soluções necessários ao gestor do aeroporto, auxiliando no cumprimento dos requisitos técnicos exigidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil da ANAC, além de metodologias e diretriz da FAA e ICAO, bem como quaisquer normas da aviação civil que objetivem redução de risco de acidentes e incidentes, que possam ser solucionados com intervenções na infraestrutura do aeroporto.

Nos empreendimentos de infraestrutura aeroportuária, as estruturas de pavimento estão entre os principais ativos que possuem maior consumo dos investimentos, devido aos custos de implantação, manutenção e reconstrução quando necessário. Desta forma, nos projetos aeroportuários, que geralmente comportam uma extensa área pavimentada com funções especificas, a disciplina de pavimentação torna-se essencial para minimizar as perdas e a otimizar os recursos a serem considerados.

A Dynatest possui uma área estruturada de inspeção, estudos e projetos capaz de realizar trabalhos avançados utilizando conceitos da mecânica dos pavimentos e modelos de previsão de desempenho, além da verificação do comportamento resiliente da estrutura, em virtude das distintas solicitações de esforços aplicados.

Nossos engenheiros são treinados para a realização das inspeções e levantamentos, causando interferências mínimas no tráfego do aeroporto, otimizando o tempo e os recursos, reduzindo também os riscos nas operações aeroportuárias, durante os levantamentos devido ao uso de equipamentos automatizados e de alta eficiência.

Possuímos em nossa equipe especialistas em determinação do PCI com certificado PAVERTM da Colorado State University, sendo os pioneiros no país em realizar o levantamento funcional dos pavimentos do lado ar através de equipamento de varredura laser (Pavscan), além de possuir tecnologias para levantamentos estruturais não destrutivos com deflectômetros do tipo Falling Weight Deflectometer (FWD) e Fast Falling Weight Deflectometer (FFWD). Assim, conseguimos aliar o conhecimento dos defeitos funcionais com os defeitos estruturais, gerando uma consultoria mais eficiente para resolução de problemas.

Nos seus anos de experiência na área de pavimento, a Dynatest tem desenvolvido diversos trabalhos na área de pavimentação, tendo amplo conhecimento na realização de análises de caráter técnico e econômico, através de sistemas desenvolvidos e consolidados no mercado, como o uso dos softwares Elsym (Análise Mecanicista), Elmod Dynatest (Retroanálise), Paver (PCI, Manutenção e reabilitação de aeroportos), FAAPAVEAIR (PCI), BACKFAA (Retroanálise), FAARFIELD (Dimensionamento e CDF) e entre outros, que possibilitam a definição nos projetos das atividades de manutenção e restauração necessárias, visando a redução dos custos e apresentação das melhores alternativas de intervenção.

Em fase posterior a execução do projeto, a Dynatest possui experiência no desenvolvimento de estudo para avaliação da condição estrutural das áreas pavimentadas do aeroporto, através da metodologia ACN/PCN, que compreende a análise da correlação entre os dados de cálculo dos valores de ACN referente a carga relativa da aeronave e de PCN que é o valor de resistência do pavimento, obtido a partir do levantamento deflectométrico e de inspeção estrutural das áreas estudadas.

Atendendo de forma completa o escopo de monitoração das áreas pavimentadas do Aeroporto, previsto na RBAC 153 e suas instruções de serviço, a Dynatest, além dos levantamentos estruturais e funcionais, também realiza avaliações de segurança com a medição de atrito (Grip Tester) e macrotextura (Mancha de Areia), bem como aferições de conforto obtendo-se a irregularidade longitudinal (IRI), a irregularidade transversal (Bacia d’água) e a irregularidade de pista (BBI).

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Serviços Dynatest: Monitoração de Pavimento Rodoviário

Dentre as principais atividades previstas em contratos de concessão rodoviárias está o monitoramento periódico das vias pavimentadas, que compreende a realização da avaliação funcional do ativo, por meio do diagnóstico das condições superficiais, de conforto e de segurança, bem como a avaliação estrutural do pavimento.

O levantamento das condições para a análise, é feito através do uso de tecnologias e métodos de medição dos parâmetros de condições do ativo, que visam auxiliar no processo de tomada de decisão e definição das intervenções necessárias a serem empregadas nas estruturas de pavimentação rodoviária. Após a realização do diagnóstico, a concessionária geralmente tem cerca de um ano para corrigir os problemas encontrados.

Desta forma, o monitoramento é realizado através do levantamento, processamento e análise dos parâmetros obtidos frente as considerações do programa exploratório rodoviário (PER) e demais diretrizes dos órgãos reguladores, com apresentação de relatórios submetidos ao mesmo.

A Dynatest Engenharia realiza estas avaliações por meio de resultados obtidos no emprego de equipamentos avançados e de última geração, o que torna possível identificar a integridade das estruturas e a gravidade e amplitude das patologias existentes, embasando assim na determinação de quais ações deverão ser tomadas para a manutenção destas, além de estimar e prolongar a vida funcional dos pavimentos, evitando acentuadas deteriorações e antecipando eventuais problemas futuros.

Nos últimos 10 anos, a Dynatest Engenharia atuou em mais de 30 contratos de monitoração de pavimentos rodoviários, que envolveram concessionárias, como a Arteris, Ecorodovias, Rodovias do Tietê, AB Concessões e entre outras.

Dentre os índices aferidos pelas tecnologias da Dynatest na avaliação dos pavimentos, estão os de diagnóstico estrutural, com uso do FWD, LWD, GPR e Sondagens/Ensaios, de levantamento funcional, com equipamentos laser ou de leitura contínua, das condições de conforto, por meio do IRI/QI e ATR, de superfície, através do IGG, PRO-07, LVC, LVD/LVI, ICP, AVS, Degrau e Largura, e de segurança com o MTD e o Grip Tester. Além desses levantamentos, é realizado a medição das condições de segurança através dos ensaios de Mancha de Areia e Pêndulo Britânico.

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