Projeto para Administradora Boliviana de Carreteras (ABC) – Bolívia

Descrição do Projeto

A Dynatest realiza desde 2018 um projeto de Auscultação, Inventário Viário e Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Gestão Viário das Rodovias da Malha Viária Boliviana. O escopo do projeto pode ser dividido em 4 atividades principais:

Levantamentos de Campo (Parâmetros de Desempenho dos Pavimentos e Inventário dos Ativos Viários):

1 ) Parâmetros de Desempenho dos Pavimentos = Levantamento das condições de desempenho de 6.000 km de rodovias pertencentes à malha viária das principais vias da Bolívia. Os levantamentos realizados foram: Índice da Condição do Pavimento (PCI), Macrotextura (MPD), Índide de Irregularidade Longitudinal (IRI), Verificação da Espessura das camadas do Pavimento (GPR), Janelas de Inspeção (Calibração do GPR) e Condição Deflectométrica (FWD).

2 ) Inventário dos Ativos Viários = Levantamento de 12.000 km de estradas (pavimentadas e não pavimentadas). Foram realizados levantamentos de elementos visíveis através da utilização de uma câmara 360° para captação das imagens e posterior cadastro no escritório (sinalização horizontal, vertical, dados geométricos, postes de iluminação, regiões de riscos, túneis, áreas urbanas, interferência com ferrovias, passarelas, pedágios, balanças, dispositivos de segurança, marcos quilométricos, entre outros) e não visíveis a través de um aplicativo desenvolvido pela Dynatest (bueiros, pontes e verificação de taludes).

Desenvolvimento do software "Sistema de Gestão Viário"

Sistema criado para atender as necessidades da agência boliviana. O sistema supera os sistemas tradicionais disponíveis no mercado, tendo as principais características/ferramentas a seguir:

  • Módulo de previsão da condição do pavimento;
  • Módulo de propostas de obras de manutenção dos pavimentos;
  • Módulo de visualização de informações (tabelas e gráficos gerenciais);
  • Módulo de cadastro de 20 tipos de ativos viários;
  • Módulo de parametrização das características geométricas, clima, calibração de curvas de desempenho, tráfego, etc
  • Módulo do SIG (Sistema de informações Geográficas), com ferramentas para visualização georreferenciada de todos os elementos da condição do pavimento e os ativos (escala de cores e opções de geração de relatórios)

Plano de manutenção para todos os segmentos durante 20 anos de horizonte

Esta etapa se refere a todas as atividades de diagnóstico, parametrização das decisões e rodada de 3 cenários, considerando a variabilidade dos limites de aceitação. Além disso, foi realizada a rodada do impacto dos custos operacionais para cada um dos cenários mencionados e para todos os segmentos da rede viária (6.000 km).

Capacitações aos profissionais da ABC

Esta etapa foi dividida em 4 módulos, totalizando 400 horas de treinamento aos engenheiros da ABC. Os principais assuntos foram:

  • Sistemas de Gestão Viária;
  • Equipamentos de auscultação;
  • Equipamentos de inventariação de ativos viários;
  • Alternativas de conservação e reabilitação de pavimentos;
  • Sistemas de Informações Geográficas (SIG);
  • Análise de rede e projeto para os pavimentos da rede viária.