Procedimentos de segurança em pavimentos aeroportuários

Os pavimentos aeroportuários exigem cuidado e manutenção constante para a segurança das equipes, tripulantes e passageiros que circulam diariamente nos terminais. A composição do pavimento varia conforme o tipo de pista analisada: para as pistas de pouso e decolagem, há a possibilidade de serem compostas de concreto ou asfalto; já as pistas de taxiamento ou estacionamento podem levar pavimentos de concreto, asfalto ou em blocos.

Segundo normas estabelecidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), operadores de aeródromo devem estabelecer e implementar um sistema de manutenção da infraestrutura do terminal, aceita pela ANAC, e que esteja inserida nas operações do aeroporto. O sistema precisa ser capaz de:

– Manter as condições físicas e operacionais dentro dos padrões exigidos;

– Permitir a continuidade das operações do aeroporto dentro do nível aceitável de segurança operacional;

– A manutenção precisa ser estruturada em programas que abordem as áreas pavimentadas, incluindo as pistas de pouso e decolagem, pistas de táxi, pátios de estacionamento de aeronaves e vias de circulação de veículos, equipamentos e pessoas.

– O sistema deve englobar também áreas não-pavimentadas, que compreendem as citadas anteriormente e faixas de pista, drenagem, áreas verdes, auxílios visuais, sistemas elétricos, proteção da área de operações, equipamentos, veículos e sinalização viária, edificações inseridas ou limítrofes à área operacional.

Processos de manutenção

Para a manutenção, devem ser realizados processos contínuos de monitoramento das condições dos pavimentos, manutenção preventiva e corretiva. Além disso, os responsáveis por implantar os procedimentos deve documentar todas as ações preventivas descritas acima. Para isso, é necessário manter as áreas de pavimentos em condições operacionais adequadas, visando a estrutura e funcionalidade do pavimento.

Os profissionais encarregados devem verificar quaisquer defeitos e manter as pistas livres de objetos estranhos ou algo que possa causar perda do controle de direção ou danos às aeronaves. O monitoramento de defeitos por meio de inspeções visuais inclui os desníveis, depressões e deformações dos locais. A diferença de nível entre áreas pavimentadas e não-pavimentadas deve ser inferior a oito centímetros e trinta graus de inclinação.

As juntas de dilatação dos pavimentos devem ser mantidas íntegras e niveladas, na união entre pavimentos rígidos e flexíveis e nas demais selagens. No caso de remendos ou serviços de recapeamento, as juntas longitudinais ou transversais de construção não devem alterar as respectivas declividades originais. Essas características devem ser inspecionadas regularmente, a fim de mitigar riscos, prevenir ou corrigir danos e evitar a restrição operacional.

Após estabelecer os procedimentos necessários de segurança e sua manutenção, é imprescindível avaliar a qualidade desses processos para garantir a seguridade dos pavimentos em aeroportos:  clique aqui para saber mais sobre esse assunto. E conte com a Dynatest Engenharia para ajudar nos estudos e projetos aeroportuários.