Saiba mais sobre o Perfilômetro Laser

Um dos pilares da Dynatest Engenharia é investir em equipamentos e softwares de alta tecnologia para garantir o planejamento, execução e manutenção ideal de seus projetos. Neste texto, saiba mais sobre o Perfilômetro Laser (RSP), focado na análise e medição de irregularidades de pavimentos rodoviários.

O equipamento foi desenvolvido para obter medidas automáticas e de alta precisão da irregularidade superficial e outros defeitos associados aos pavimentos. O RSP obtém medidas contínuas, em velocidade de tráfego, dos perfis longitudinais e transversais, incluindo a irregularidade em tempo real (IRI – International Roughness Index).

Como funciona

O dispositivo opera em diferentes níveis de avaliação – é capaz de avaliar desde um perfil longitudinal simples até o mais completo, além da medição das trilhas de roda (TR) de maneira contínua. Seu sistema é composto por um computador com processadores de sinais digitais, uma unidade de transdutores (Rut Bar) equipada com até 21 sensores laser, dois acelerômetros e um computador para expansão de capacidade.

Os sensores e acelerômetros do Perfilômetro Laser são interligados a uma unidade central de processamento, que armazenam os dados obtidos em um computador dentro do veículo. São calculados, em tempo real, os parâmetros de medição da irregularidade longitudinal em intervalos mínimos de 25 mm até um intervalo máximo de 1,6 km.

A utilização do Perfilômetro Laser em empreendimentos rodoviários possui diversas vantagens, como:

  • Alta precisão das medidas;
  • Índices calculados em tempo real;
  • Medições em altas velocidades;
  • Obtenção de dados em áreas urbanas com o dispositivo “Stop & Go”;
  • Avaliação contínua da textura do pavimento;
  • Processo preciso de calibração;
  • Suporte técnico mundial da Dynatest.

Contar com o serviço de uma equipe técnica altamente qualificada e que utiliza tecnologia de ponta em seus projetos é fundamental para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas, desde o desenvolvimento até a conservação e manutenção da obra.