Tecnologia aliada à sustentabilidade no setor rodoviário

Pensar a sustentabilidade é garantir o futuro. Segundo estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa, causadores da destruição da camada de ozônio e, consequentemente, pelo aquecimento global. Portanto, para assegurar às próximas gerações um planeta mais seguro de se viver, é necessário aliar a tecnologia à sustentabilidade no setor rodoviário.

O futuro da engenharia de transportes traz inovações para garantir a segurança e a sustentabilidade do modal, como asfaltos inteligentes, feitos de borracha, reaproveitando pneus descartados de maneira vantajosa econômica e ambientalmente. Além disso, a manutenção é facilitada e o pavimento apresenta maior vida útil.

Segundo estudo da empresa londrina de consultoria, Arup, as rodovias do futuro também terão papel importante para o meio ambiente. A superfície das vias em desenvolvimento são compostas por placas solares, que utilizam energia limpa e renovável e são capazes de carregar carros elétricos em movimento ou estacionados – e, ainda por cima, sem utilizar fios.

Junto com pavimentos e rodovias inteligentes, os veículos elétricos são uma alternativa sustentável e econômica para os usuários, pois não precisam de combustíveis fósseis para rodar e, por consequência, não emitem gás carbônico. Essa tecnologia já é uma realidade em diversos países e, mundialmente, há 63 modelos de carros de passeio e sete caminhões elétricos disponíveis no mercado. No Brasil, há nove carros elétricos ou híbridos à venda.

O novo modelo de transporte rodoviário que engloba as inovações acima contribuirá muito para o desenvolvimento do setor. O esgotamento de recursos naturais, as mudanças climáticas e de comportamento da população mundial trazem questionamentos importantes sobre o futuro. Também são fatores decisivos para o desenvolvimento dessas inovações, que vêm para garantir a sobrevivência e a qualidade de vida das próximas gerações.

Fonte: G1, Consumidor Moderno