Serviços Dynatest: Estudos de Concessão

Serviços Dynatest: Estudos de Concessão

A concessão de rodovias é uma modalidade de parceria entre a iniciativa privada e o poder público que compreende a transferência de um segmento ou a totalidade de um corredor rodoviário para a administração privada por um período pré-determinado. Porém com o governo mantendo a titularidade do patrimônio público e definindo quais serão as responsabilidades do operador privado, agindo como fiscal e regulador do trabalho da concessionária vencedora.

Ao final do prazo de concessão, a concessionária devolve o patrimônio para a agência governamental com as melhorias que estavam previstas no contrato, que são custeadas pelos valores monetários obtidos nas cobranças de pedágios, ou em alguns casos, por verbas disponibilizadas pelo órgão responsável.

A Dynatest Engenharia, como umas das mais renomadas consultorias do país, possui experiência desde os primeiros programas de concessões rodoviárias, prestando serviços de estudos que fundamentam cada leilão, até mesmo realizando consultoria para órgãos responsáveis pela elaboração dos programas.

Somos especializados em assessorar entes públicos na elaboração e análise dos programas de exploração rodoviária, através de estudos técnicos que possibilitam a verificação, sob os pontos de vista de engenharia e econômico, das melhores alternativas de investimentos ao longo do período de contrato, além do desenho dos modelos mais apropriados de obtenção de financiamentos.

A Dynatest atua, ainda, no assessoramento para elaboração dos Programas de Exploração Rodoviária (PER) que servirão de norteadores das ações da concessionária, além de ser o subsídio técnico para os editais de concessões.

Dentre os principais serviços voltados ao poder público, realizamos: estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira para concessões rodoviárias; estudos de modelagens técnicas e econômicas para programas de concessão; cadastros de ativos e assessoria na elaboração dos Programas de Exploração Rodoviária (PER).

Aos nossos clientes privadas, na fase anterior às licitações de concessões rodoviárias, uma das principais atividades da Dynatest é a realização de estudos de viabilidade de concessão e plano plurianual de investimento (PPI), através da assessoria na análise do edital; levantamento, atualização e verificação da consistência dos estudos técnicos e na elaboração das propostas técnica e financeira para grupos econômicos interessados em participar das concorrências.

Para os grupos que já operam concessões, desenvolvemos tal estudo através de um conjunto de sistemas que possibilitam o gerenciamento das atividades dessas concessionárias, desde os levantamentos de campo até os recursos mais modernos em termos de tecnologia da informação. Desta forma, dentre as principais atividades oferecidas a iniciativa privada, além de estudos de viabilidade técnica e econômica para concessões rodoviárias e programas de concessão, também realizamos assessoramento técnico na elaboração de propostas para leilões de concessão; estudos de demanda; levantamentos e avaliações estruturais e funcionais dos pavimentos rodoviários; cadastros de ativos; projetos de restauração de pavimentos rodoviários; projetos básicos e executivos de implantação viária; estudos de excesso de carga; estudos e análises com a utilização do HDM IV (Highway Development and Management); monitoramentos periódicos dos pavimentos e estudos de segurança rodoviária utilizando o programa iRAP (International Road Assessment Programme).

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Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

A campanha do Outubro Rosa foi criada no início dos anos 90 nos Estados Unidos para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata brasileiras.

O laço rosa, símbolo usado na campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da Corrida pela Cura, na cidade de Nova York, o que ajudou a popularizar o movimento.

Desde então, a cada ano, pessoas, empresas e organizações em geral de todo o mundo se unem para disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento da doença. Hospitais, clínicas e entidades também costumam disponibilizar exames gratuitos ou por valores mais acessíveis com o intuito de atrair mais pessoas.

O primeiro ato relacionado à causa no Brasil ocorreu em 2002, na cidade de São Paulo, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa. No entanto, foi em 2008 que a data se consolidou, quando diversas instituições relacionadas ao câncer de mama se uniram para iluminar de rosa outros símbolos do país, como a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2022 o Brasil diagnosticou 66 mil novos casos da doença, sendo que 99% deles em mulheres, enquanto apenas 1% em homens.

Com cerca de 15 mil mortes anualmente, ou 2,5% do total de mortes de mulheres no país, as estatísticas estimam que uma em cada doze mulheres no Brasil terá câncer de mama, sendo que a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto. Caso seja descoberta no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado.

Segundo o INCA, o Brasil se encontra na segunda posição entre os países com a mais alta incidência da neoplasia, apesar da taxa de mortalidade por essa doença ser baixa quando comparada a países como Estados Unidos e França.

O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. Os casos da doença podem ser evitados com um estilo de vida mais saudável e pequenas mudanças no cotidiano, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, além de evitar o uso de bebidas alcoólicas e hormônios sintéticos.

A Dynatest, como empresa de representatividade no mercado de engenharia, não se abstém da causa, promovendo junto aos seus colaboradores o dia da campanha do outubro rosa, a qual todos envolvidos vestiram a cor e promoveram a conscientização sobre a doença e suas peculiaridades.

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Produtos Dynatest: Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP)

Com mais de 30 anos de mercado, a Dynatest tem uma vasta experiência no desenvolvimento de mais de 15 sistemas de gerenciamento de pavimentos de rodovias, sendo principalmente desenvolvidos nos últimos 25 anos para iniciativas públicas como agências governamentais e privadas de concessionárias como o Grupo Arteris, Grupo Ecorodovias, Tamoios e Entrevias, que possuem grande destaque no mercado em sua gestão viária.

O Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP), desenvolvido pela Dynatest, consiste em uma ferramenta de armazenamento e análise de dados, que fornece ao usuário o diagnóstico dos pavimentos, a partir da compilação das informações de suas condições funcionais e estruturais, além da evolução dos parâmetros de desempenho, possibilitando a elaboração de estudos e planejamentos plurianuais de investimentos.

Os dados armazenados e utilizados no SGP consistem em informações referentes ao sistema de rodovias, obtidos nos relatórios de monitoramento dos pavimentos, juntamente com os dados atualizados de tráfego, especificações de materiais e serviços, bem como custos de obras.

O SGP registra as informações sobre o pavimento da rodovia, como geometria da via, sua estrutura, tráfego, estado de conservação, que auxiliam na tomada de decisões referentes as intervenções e prioridades de investimentos da malha viária administrada pelo gestor e possibilitam ao sistema calcular a evolução dos parâmetros do pavimento, as possíveis intervenções ao longo dos anos para permitir o atendimento das exigências contratuais, fluxo de investimentos, permitindo que o gestor possa tomar decisões técnicas e financeiras sobre a malha administrada.

O SGP foi pensado para ser o mais intuitivo possível, podendo ser operado por usuários de diferentes níveis de conhecimento, sejam técnicos de manutenção, engenheiros, colaboradores, com níveis de acesso diferenciados para cada um (somente visualização, importação de dados, operação, administração do sistema).

O sistema é baseado nos modelos de desempenho de pavimentos a partir do HDM-4, adaptados por um corpo de técnico especializado das diversas áreas de engenharia e pavimentação. Os modelos podem ser configurados e calibrados de acordo com a experiência do cliente e acúmulo de dados históricos. Por ser um sistema web, é facilmente utilizável de qualquer lugar com acesso à internet e através de um navegador, dispensado qualquer instalação de software.

A partir das condições observadas, o sistema possibilita a análise de cenários orientados por parâmetros técnicos e restrições econômicas estabelecidas pelo próprio usuário. Além disso, o cadastro e armazenamento dos resultados obtidos ao longo do tempo possibilitam o desenvolvimento e a calibração de modelos específicos para cada trecho homogêneo do sistema rodoviário gerenciado.

O SGP está implantado em diversas concessionárias federais que contemplam rodovias nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, bem como em concessionárias estaduais de São Paulo e Departamentos de Estradas de Rodagem de São Paulo, Paraná e Goiás.

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Produtos Dynatest: Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários (SGPA)

Com mais de 20 sistemas de gerenciamento de infraestruturas de transportes desenvolvidos ao logo dos seus 34 anos de existência, a Dynatest possui como um dos seus produtos pioneiros e consolidados nos aeroportos brasileiros o Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários (SGPA).

O SGPA é uma importante ferramenta que permite gerenciar a qualidade dos pavimentos das pistas de pouso e decolagem, taxiamentos e pátios de aeroportos, através de diversos parâmetros físicos levantados em campo periodicamente, guardando o histórico de evolução e permitindo aos gestores tomarem decisões a curto, médio e longo prazo sobre as intervenções necessárias, que são pontos críticos no investimento a ser reembolsado.

Desta forma, a partir de considerações de engenharia aplicadas a tecnologias de ponta, o presente sistema possibilita empregar os investimentos de forma mais racional e tomar decisões antecipadas, garantindo maior vida útil as estruturas por ele gerenciadas.

O SGPA mais completo desenvolvido pela Dynatest, com possibilidade de análise de ambos os parâmetros estruturais e funcionais do pavimento ao mesmo tempo, bem como o único no Brasil com tal análise avançada, foi implantado apenas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo um dos maiores cases de sucesso.

No entanto sistemas mais simples, que tratam de defeitos funcionais, também são possíveis de serem desenvolvidos e oferecidos pela Dynatest, para atendimento de aeroportos de menor porte, os quais, devido ao menor volume de tráfego e operação de aeronave crítica de menor interferência, não necessitam de avaliação com grande complexidade.

Em decorrência do estabelecido no Manual de SGPA e na norma RBAC 153, onde a ANAC exige que os operadores de aeródromos de classe IV (com número de passageiros igual ou superior a 5 milhões) possuam SGPA, bem como é recomendado que também os de demais classes de aeródromos implementem, tendo em vista as vantagens que tal sistema oferece, garante um cenário crescente onde mais aeroportos buscaram obter tal sistema.

Para atendimento de tal demanda, a Dynatest possui equipe técnica multidisciplinar de engenharia de solos e pavimentação, bem como de desenvolvimento e tecnologia da informação, que participa de todas as etapas da implantação e operação do sistema, incluindo a concepção do programa mais indicado para a forma de gestão pretendida (curto, médio, longo prazo).

Os profissionais da Dynatest também realizam os levantamentos em campo de todos os parâmetros necessários com a escolha das metodologias e equipamentos mais adequados, de forma a interferir minimamente na operação do aeroporto, além de auxiliar na determinação da tecnologia necessária para o processamento e armazenamento de dados, garantindo a segurança contra acessos não autorizados, além da modelagem das informações de engenharia e financeiras, gerando relatórios para a tomada de decisão pelos gestores e a realimentação periódica dos dados de campo.

O SGPA implantado no Aeroporto de Guarulhos, feito para a concessionária GRU Airport, teve consideráveis diferenciais em relações aos demais devido a ser um dos mais importantes e maiores aeroportos do Brasil. Como por exemplo, a apresentação de modelos de evolução de parâmetros abertos, configuráveis e de rápido manuseio e compreensão tanto por parte dos engenheiros gestores, bem como dos demais stakeholders do sistema.

Devido a constante evolução das operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos, os modelos desenvolvidos possuem a possibilidade de aprimoramentos conforme a alimentação dos dados históricos, além de possuir plataforma online, de fácil navegação por qualquer gestor, mesmo sem conhecimento específico na área.

Ademais, o SGPA implantado em Guarulhos possui facilidades para a fase de obras, com apresentação das informações georreferenciadas com mapa de satélite, possibilitando a visualização das áreas críticas de pavimento no exato local de sua
ocorrência.

Porém o grande diferencial do SGPA da GRU Airport é o tratamento de dados estruturais e funcionais do pavimento ao mesmo tempo, inclusive cruzando valores, bem como a inclusão do parâmetro “Bacia de Acúmulo de Água”, que embora importante para a segurança, tem sido desconsiderado em outros aeroportos, porém correspondendo a um fator crucial ligado a prevenção de acidentes devido a
aquaplanagem.

O sistema é integrado à ferramenta Paver que calcula o índice de defeitos superficiais, muito utilizada globalmente, e trata tanto de pavimento flexíveis, quanto pavimentos rígidos, além das redes de pavimento do Lado Ar e do Lado Terra.

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Dynatest participa da ConLicitantes, o Maior Evento Nacional do Setor de Licitações

A Convenção Nacional dos Licitantes (ConLicitantes), o maior encontro nacional de licitantes e especialistas em vendas para o governo, contou com a presença da Dynatest Engenharia, uma das mais respeitadas empresas brasileiras de engenharia consultiva de infraestruturas.

O evento, realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2022, ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, objetivando-se preparar as empresas para relações comerciais e processos licitatórios, a fim de garantir que os melhores contratos sejam fechados, através de apresentações e palestras que explicaram o processo de concepção de preços, acompanhamento de métricas, a realização de contratações, além de trazer atualizações sobre as leis vigentes e as melhores práticas do mercado, como transparência e eficiência.

A Dynatest Engenharia foi representada no encontro pela procuradora Ana Beatriz Moreira e pelo também procurador e coordenador de licitações Leandro Viera da Silva, que puderam assistir diversas palestras e atualizarem seus conhecimentos para aprimoramento das práticas comerciais da empresa.

Leandro Viera da Silva e Ana Beatriz Moreira

Vários especialistas em licitações explicaram temas como a Lei 14.133, a nova Lei de Licitações, sancionada em 1º de abril de 2021, estratégias para a formação de preço e o futuro tecnológico das licitações. Também estiveram presentes, como atrações especiais, Carlos Busch, empresário do Grupo Primo Rico, e o medalhista olímpico e empreendedor Gustavo Borges.

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Zigurat Global Institute of Technology e Dynatest firmam convênio educacional

O Zigurat Global Institute of Technology, instituição educacional espanhola reconhecida internacionalmente no setor de arquitetura, engenharia e construção, e a Dynatest, uma das mais respeitadas empresas brasileiras de engenharia consultiva de infraestruturas, firmaram convênio educacional que permitirá aos colaboradores da Dynatest acesso preferencial aos cursos Master’s em Gestão BIM e Lean Construction, bem como de aperfeiçoamentos em engenharia e construção.

Desde a sua fundação em 2001, dois dos principais eixos do instituto Zigurat são a busca da excelência e a contribuição para a inovação, sendo a instituição de ensino oficial das principais empresas de software e tecnologia do setor da construção civil, como Autodesk, Bentley Systems e CYPE Ingenieros.

Além do aspecto tecnológico, no caso dos programas Building Information Modeling (BIM), a Zigurat conta também com parceiros acadêmicos como o Canada BIM Council (CanBIM), do Canadá, o BRE Academy e o CIAT, do Reino Unido. No caso da BRE Academy, a Zigurat oferece a seus alunos a oportunidade de solicitar a Certificação BRE Global BIM Nível 2 (Reino Unido), para a qual eles são preparados após a conclusão da formação na Instituição.

A parceria com a Dynatest é uma oportunidade fantástica para otimizar a indústria da construção no setor de Infraestruturas. A Zigurat apoiará o departamento de treinamento e desenvolvimento da empresa, conectando as experiências global para desenvolver os talentos locais. Além disso, a colaboração visa posicionar a engenharia como a oferta de maior valor agregado no mercado. Com os 3 (três) pilares da colaboração, formação de talento e promoção, os colaboradores da Dynatest terão benefícios para aderir a programas de formação de ponta, como o Masters em BIM Management e Lean Construction, assim como cursos de aperfeiçoamento”, afirma Alessandro Ferrari, Area Manager do Departamento de Corporate Services do instituto Zigurat.

A Metodologia BIM é feita da união de tecnologia, processos e pessoas. Então não é possível pensar em BIM, sem pensar na integração e comunicação entre os stakeholders, e para manter essa comunicação fluída é necessário sempre estarmos atualizados. O convênio vem no momento correto para incentivar, e capacitar os colaboradores por meio de acesso a sua plataforma de conhecimento.”, Comenta Mercelene Silva, BIM Manager.

Desta forma, ainda pioneira no Brasil na utilização de equipamentos e softwares de última geração, estabelecendo-se ainda como referência do mercado, a Dynatest firma esta parceria cumprindo assim com sua missão de fornecer serviços de engenharia consultiva com inovação e qualidade diferenciada por meio de produtos confiáveis, valorizando o talento das pessoas que criam, que inovam e que movem a organização.

De acordo com David Ferreira Lurznik, engenheiro coordenador de projetos da Dynatest, o convênio contribui para a melhoria contínua da empresa, que passa por um processo de transformação digital, incorporando ferramentas tecnológicas e implantando modelos de gestão para melhoria contínua e adoção total do BIM. “Além disso, contribuirá para com a capacitação dos colaboradores, aliando a experiencia profissional da equipe com os processos e ferramentas tecnológicos”, conclui.

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Serviços Dynatest: Utilização de FWD em Aeroportos

Pioneira no uso de equipamentos de alto desempenho, a Dynatest emprega em seus trabalhos tecnologias avançadas, que possibilitam a coleta e avaliação de informações de parâmetros estruturais e funcionais das vias pavimentadas de forma automática e precisa, revolucionando métodos comuns que se tornaram obsoletos com o passar dos anos, além de vencer dificuldades como a baixa produtividade, subjetividade dos dados, elevada operacionalidade e alto custos.

A análise das condições da rede pavimentada do lado ar e terra dos aeroportos, compreende uma das atividades de extrema importância, prevista na RBAC 153 da ANAC, a qual desempenha um papel vital na gestão da infraestrutura, fornecendo informações importantes sobre seu desempenho, de maneira a antecipar necessidades de manutenções.

Através da avaliação estrutural, constata-se a capacidade do pavimento em conservar sua estrutura dentro dos parâmetros aceitáveis, objetivando evitar o comprometimento de sua integridade, ocasionando patologias como afundamento profundo em trilhas de roda, fadiga e demais defeitos provenientes do efeito do tráfego solicitante na via pavimentada ser maior que o admissível a sua capacidade de suporte a esforços.

Tal avaliação alerta as necessidades de manutenções preventivas do pavimento, que são essenciais para sua preservação, pois qualquer intervenção gera um aumento significativo no custo de operação e consequentemente um maior investimento para sua recuperação. Portanto, para assegurar uma análise apropriada, é essencial que os dados da condição estrutural sejam coletados de modo preciso, eficiente e seguro.

Por essa razão, a Dynatest realiza levantamentos não destrutivos de deflectometria, através do uso do equipamento tipo Falling Weight Deflectometer (FWD), deflectômetro de impacto cujo objetivo é conhecer a bacia de deflexão, ou seja, a deformação recuperável de pavimentos rígidos e flexíveis, simulando o impacto da carga de tráfego característica do local, na escala entre 7 e 120 kN.

A deflexão de um pavimento caracteriza a resposta das camadas estruturais e do subleito à aplicação do carregamento. Quando uma carga é aplicada em um ponto (ou uma área) da superfície do pavimento, todas as camadas fletem devido às tensões e as deformações geradas pelo carregamento.

O ensaio realizado nos aeroportos brasileiros, segue os procedimentos contidos na norma internacional da FAA AC Nº 150/5370-11 “Use of Nondestructive Testing in the Evaluation of Airport Pavements”. Complementarmente, em 2019, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu um alerta (001/2019) aos operadores de aeródromos, visando orientar sobre as cargas utilizadas em Ensaios Não Destrutivos (END) com o objetivo de se determinar a resistência dos pavimentos aeroportuários pelo método ACN/PCN.

De forma resumida, consta no documento que os equipamentos mais utilizados para levantamento das bacias de deflexão em pavimentos são o FWD (Falling Weight Deflectometer) e o HWD (Heavy Weight Deflectometer). O FWD pode, em função do fabricante, aplicar uma carga que varia entre 7 e 120 kN, enquanto o HWD pode aplicar cargas de 13 até pouco mais de 300 kN.

Nesse sentido, a ANAC destacou a necessidade dos operadores de aeródromos, no processo de avaliação ou contratação de tal serviço, atentarem-se ao uso de cargas compatíveis às aeronaves em operação ou que pretendam operar no aeródromo.

Em 2021, no entanto, a agência emitiu um novo alerta (003/2021) aos operadores de aeródromos que revoga o alerta de 2019 e traz modificações, atualizações e complementação sobre o tema. Este alerta visou apresentar novas considerações sobre Ensaios Não Destrutivos (END), onde ao invés da consideração direta da carga das aeronaves, o equipamento a ser selecionado deve simular o valor de pressão que as rodas exercem durante o tráfego.

Portanto, a partir dessa nova diretriz, o equipamento FWD que possui capacidade de carga de até 120 kN, ao ser empregado em sua máxima capacidade, exerce uma pressão de 1.698 kPa, suficiente para simular o tráfego da Aeronave A380-800, que realiza pressão 1.503 kPa, caso esta seja esta a aeronave mais crítica do mix do aeroporto analisado.

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Projetos Dynatest: Levantamento de Atrito e Macrotextura em Aeroportos

Conforme a RBAC 153 da ANAC, dentre as principais atividades sob responsabilidade da equipe de engenharia que gerencia a operação das infraestruturas aeroportuárias, está a análise do atrito e da macrotextura das pistas de pouso e decolagem dos aeroportos, visando avaliar as condições de segurança a derrapagem, cuja má condição causa acúmulo de borracha na textura do pavimento podendo ocasionar graves acidentes.

Com experiência reconhecida no mercado, a Dynatest realiza através de métodos normatizados, o levantamento das condições de segurança do pavimento de pistas, com atendimento a vários aeroportos por todo o Brasil, destacando-se os serviços prestados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, ambos localizados na Grande São Paulo, os aeroportos anteriormente administrados pela DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o Aeroporto Pres. Juscelino Kubitschek, situado em Brasília/DF, o Aeroporto de Porto Trombetas no Pará, entre outros.

Para medir o coeficiente de atrito entre o pavimento e o pneu, a Dynatest emprega o Grip Tester, equipamento de alto rendimento acoplado a veículos que faz a medição da microtextura em movimento e de forma contínua, operando segundo o princípio de roda freada e arrastro fixo, com as forças verticais e horizontais sendo continuamente medidas e computadas a cada dez metros.

As medições dos coeficientes de atrito nas pistas de pouso e decolagem são realizadas nas velocidades de 65 km/h, admitindo variação de 0,5 km/h, com a presença de uma lâmina d’água de 1 milímetro de espessura, utilizando-se do sistema de espargimento de água.

Grip Tester, equipamento acoplado a veículos que faz a medição da microtextura

O atrito entre pneu e pavimento são garantidos segundo as condições operacionais da via, normalmente em duas situações, na frenagem e na manutenção da trajetória em curvas. Ambas as situações, no entanto, se resumem à existência de uma única textura, apropriada para a superfície do pavimento nas dadas condições citadas.

O atrito presente no contato pneu-pavimento é reputado numa escala, em função da segurança que ele garante, de insuficiente a suficiente conforme as rampas, as curvas e as interseções em nível presentes na via e a velocidade diretriz preconizada.

Os resultados de leitura são fornecidos diretamente no coeficiente de atrito, sem a necessidade de tabelas de conversão ou cálculos posteriores, sendo entregues aos gestores dos aeroportos em relatório específico, com o descritivo do procedimento e planilhas de dados.

Já a macrotextura é a profundidade da textura superficial do pavimento, ou seja, da saliência média dos agregados rochosos em relação à superfície geral do pavimento, onde em conjunto com a geometria do rasto do pneu, facilita o escoamento da água quando chove.

Este efeito reduz a espessura da lâmina líquida sob o pneu e o risco de hidroplanagem que é a perda de contato entre o pneu e a superfície de rolamento impossibilitando qualquer manobra do condutor. Quanto mais elevada for a velocidade de circulação e o volume de água acumulado, maior é o risco de perda de aderência.

Para a realização do levantamento da macrotextura é aplicado o método da Mancha de Areia, que utiliza um cilindro de metal e seu carimbo espalhador, a fim de conter a areia graduada utilizada na medição durante a avaliação.

O valor do índice de profundidade da macrotextura é calculado através da área obtida por medição da figura geométrica formada pela mancha, utilizando régua de escala de 600 mm, sob o volume de areia utilizado no levantamento, podendo a partir disso, definir a atual situação de aderência do pavimento.

Método da Mancha de Areia, para levantamento da macrotextura
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Projetos Dynatest: BIM BR-116

Reconhecida no mercado, a Dynatest é referência em engenharia consultiva em projetos de grandes obras por todo o país. Entre os nossos cases de sucesso estão várias obras rodoviárias, como a do dispositivo do km 141 da rodovia BR-116/PR, desenvolvido em 2020 para a Concessionária Arteris.

O dimensionamento foi elaborado com base em estudos de alternativas de soluções, com desenvolvimento através da metodologia de Building Information Modeling (BIM), que possibilitou explorar digitalmente as principais características a partir de modelos 3D, com nível de detalhamento LOD 300, possibilitando a análise de diversos cenários possíveis de implantação.

Os projetos feitos através do BIM contêm uma grande variedade de elementos e informações gráficas e técnicas, que ajudam no processo de planejamento e dimensionamento. Assim, a Dynatest investiu no aprimoramento de suas atividades com uso dessa metodologia, que possibilitou a modelagem da condição pré-existente à obra, a melhor visualização do projeto e a análise de conflitos entre disciplinas.

No caso do projeto, a sistemática BIM permitiu uma concepção geométrica alinhada a situação atual do local, bem como auxiliou na verificação da sinalização projetada, assim como na análise de volumetria, na modelagem dos dispositivos de segurança e na avaliação da implantação das estruturas de concreto que serão usadas no novo dispositivo.

Ressalta-se que o presente projeto realizado pela Dynatest, foi desenvolvido e entregue antes de sua atual parceria contratual junto a ANTT.

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Verão nas estradas: o impacto do calor sobre pavimentos

Durante o verão, o fluxo nas estradas se torna muito mais intenso, principalmente devido ao período de férias. Esse fator, por si só, representa um motivo para cuidado redobrado nas estradas. Por outro lado, as condições climáticas da estação também são outros elementos a se observar nos primeiros meses do ano, uma vez que o calor e o regime de chuvas são mais intensos. Além dos motoristas, as próprias estradas também sofrem com essas interferências.

Revestimentos asfálticos são escuros e, por isso, absorvem muito calor – o pavimento chega a armazenar mais de 80% da energia proveniente da radiação solar. Assim como qualquer elemento, o asfalto dilata quando exposto a elevadas temperaturas e, no Brasil, há períodos e regiões em que a temperatura supera facilmente os 30ºC. Nesse processo de dilatação e contração, podem ocorrer fissuras e rachaduras que prejudicam o nível e o alinhamento do pavimento das vias.

Leia também: Como funciona o FWD (Falling Weight Deflectometer)

Depois dessas agressões causadas pelo calor, as chuvas, também comuns durante o verão, podem ter outros impactos no pavimento já fragilizado. As rachaduras favorecem a infiltração da água por baixo do asfalto, o que pode ocasionar um descolamento. Com o tempo, esse desgaste pode gerar outros tipos de patologia do asfalto, como buracos pequenos ou grandes crateras, caso não sejam realizados procedimentos adequados de manutenção.

Como evitar o desgaste e prolongar a vida útil do pavimento?

A durabilidade do pavimento de uma rodovia está diretamente ligada a três elementos principais, que dizem respeito sobretudo às fases de elaboração do projeto. O primeiro deles está ligado à qualidade da estruturação, que deve especificar quais camadas do pavimento são necessárias de acordo com as condições locais e com o volume de tráfego. Em segundo lugar, está a execução rigorosa das obras, com monitoramento adequado da qualidade dos serviços e materiais utilizados.

Veja mais: O que é CQP e qual sua importância?

Em terceiro lugar, está a necessidade de manutenção preventiva e corretiva do pavimento, essencial para evitar que uma patologia simples evolua para um problema estrutural, com custos de correção muito mais elevados. Uma maneira de aumentar a durabilidade do pavimento e reduzir o tempo de manutenção consiste no uso de selantes asfálticos, que impermeabilizam o pavimento e fornecem proteção contra os raios ultravioleta (UV).

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