Como avaliar a segurança de um pavimento aeroportuário

O asfalto de uma pista de pouso e decolagens em um aeroporto é diferente do asfalto de uma rodovia. As análises feitas para estruturar o pavimento levam em consideração fatores bastante diferentes em projetos aeroportuários, e o asfalto, ao contrário do que se pode imaginar, consiste apenas na última etapa de uma série de camadas que compõem o pavimento. Por esse motivo, para definir a segurança desses pavimentos, é necessário analisar não só o tipo ou a resistência do asfalto, mas todas as camadas que o compõem.

Para dimensionar qualquer pavimento, é necessário determinar sua espessura total, bem como o material utilizado em cada uma das camadas (sub-base, base e revestimento). Em aeroportos, essa análise leva em consideração fatores como o volume de tráfego anual (decolagens), o peso máximo de decolagem e a configuração do trem de pouso das aeronaves.

Três fatores principais são importantes para avaliar a segurança e qualidade de um pavimento aeroportuário: a constituição do subleito, a técnica utilizada na construção das pistas e as características do asfalto.

  1. O subleito consiste no terreno de fundação que será preparado para receber o pavimento. Especialistas devem avaliar o subleito para determinar a viabilidade de construir sobre ele um pavimento por onde passarão milhares de toneladas.
  2. Para preparar as camadas precedentes ao asfalto, são necessários diversos meses de obras. Em algumas pistas, o pavimento todo pode chegar até a 1,0 m de espessura antes do asfalto. Essas etapas envolvem a sobreposição de diversas camadas de concreto, britas, solos e compactação, para só então chegar ao revestimento asfáltico.
  3. Em pistas de pouso, as condições de frenagem são um fator preponderante. Acúmulos de água na pista, por exemplo, são extremamente perigosos e podem causar acidentes. Uma estratégia para evitar esse tipo de situação é o Grooving Transversal de Segurança, técnica em que se realizam sulcos na transversal do pavimento, responsáveis por acelerar o escoamento da água para fora da área de tráfego e, com isso, minimizar a hidroplanagem.

A International Civil Aviation Organization (ICAO) possui um método para determinar a resistência relativa dos pavimentos aeroportuários intitulado ACN/PCN. ACN é um número que expressa o efeito relativo de uma aeronave com determinada carga sobre um pavimento, para uma categoria padrão de subleito. O PCN, por sua vez, indica a resistência desse pavimento. O processo tem como objetivo avaliar a possibilidade de utilizar pavimentos específicos para determinado tipo de aeronave.

A Dynatest desenvolveu um programa específico que utiliza os resultados do Falling Weight Deflectometer (FWD) e do Heavy Weight Deflectometer (HWD) para calcular os valores de ACN/PCN: o WinPCN®. Esses dados auxiliam as nossas equipes na análise desse tipo de pavimento e garantem maior eficácia nos processos.