Desafios para o setor de infraestrutura de transportes rodoviários em 2019

O setor de transportes enfrentou grandes adversidades no ano passado. A greve dos caminhoneiros desencadeada em maio de 2018 evidenciou a grande dependência do modal rodoviário para transporte e escoamento da produção no Brasil, com destaque para a alta dos preços de combustível.

O principal desafio para este ano diz respeito ao aprimoramento da infraestrutura das estradas, principalmente em território brasileiro, onde mais de 60% das cargas são transportadas por rodovias. E, segundo estudo do Joint Cargo Committee (Comitê de Transporte de Cargas do Reino Unido), o Brasil é um dos países mais perigosos para o setor de logística e transporte, ficando à frente de regiões em situação de guerra, como a Síria, Líbia e Afeganistão.

Estradas brasileiras ficam intransitáveis devido aos pontos críticos

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT Rodovias), apontou que 57% das rodovias estavam em condições regulares, ruins ou péssimas em 2018, sendo que mais da metade dos 107.161 quilômetros de estrada apresentou algum tipo de problema. E, desses 107 mil quilômetros, 21,8% foram avaliados como ruins ou péssimos.

Os resultados de 2018 foram satisfatórios em comparação com o ano retrasado. Em 2017, 61,8% das rodovias foram avaliadas como regulares, ruins ou péssimas. No entanto, mesmo com a melhora nas avaliações, houve aumento do número de pontos críticos na extensão pesquisada. O estudo da CNT identificou 363 trechos com avarias em 2017, e em 2018, o número subiu para 454. Os pontos críticos abrangem situações da via que representam risco grave à segurança de passageiros, como a queda de barreiras, pontes caídas e grandes buracos.

A conclusão da CNT é que o aumento de sinalização de segurança, que inclui placas de limite de velocidade e faixas centrais, foi responsável pela melhora no estado do modal rodoviário, o que pode ser desafiador nos dias de hoje graças aos níveis de investimentos realizados em infraestrutura.

Para Tayguara Helou, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp), para melhorar a situação da infraestrutura rodoviária, é necessário mudar o planejamento logístico de toda a malha. Investimentos em tecnologia para melhorar a gestão do transporte rodoviário também se fazem essenciais para a virada dos índices de qualidade em 2019.