Dynatest avalia condição de pavimentos no Aeroporto de Porto Alegre

No último trimestre do ano passado, a Dynatest concluiu um estudo que teve como objetivo determinar a condição funcional dos pavimentos do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – RS. A metodologia utilizada demandou duas etapas: a primeira com o Pavement Scanner, tecnologia 3D que detecta e classifica de forma automatizada os defeitos dos pavimentos, e posteriormente o estudo de Índice de Condição do Pavimento (PCI), responsável por determinar a condição funcional dos pavimentos.

A avaliação dos pavimentos teve como norma de referência a ASTM D5340 (12 Standard Test Method for Airport Pavement Condition Index Surveys), que estabelece o PCI. Esse índice tem como objetivo caracterizar a condição de pavimentos flexíveis e rígidos a partir de inspeções de suas superfícies. Os defeitos avaliados são convertidos em valores numéricos que classificam e indicam a integridade do pavimento em uma escala que varia de 0 (pavimento em condição de ruptura) e 100 (pavimento em condições excelentes), conforme imagem abaixo.

Estudos de PCI são essenciais para a gerência dos pavimentos. É natural que o pavimento se deteriore ao longo do tempo devido ao tráfego e às intempéries. Esse tipo de metodologia, aplicada no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, representa um instrumento valioso para identificar problemas no pavimento e tomar medidas efetivas para garantir a segurança do sistema.