Os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo há exatos 30 anos

Os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo há exatos 30 anos

Em 1988, há 30 anos, nascia oficialmente a Dynatest Engenharia Ltda., que se tornaria uma das mais respeitadas empresas brasileiras de engenharia consultiva. O início das atividades deu-se na região central do Rio de Janeiro, onde foi fundada a primeira sede da companhia.

Para além das paisagens estonteantes da Cidade Maravilhosa, que serviram de cenário para o início do legado construído pela Dynatest, diversos acontecimentos marcariam a história do Brasil e do mundo naquele ano. Foi em 1988 que, por exemplo, o Brasil viveu um dos grandes momentos de seu processo de redemocratização: a promulgação de uma nova Constituição Federal.

Mas o que acontecia no Brasil e no mundo no ano em que era dada a partida nas atividades da Dynatest no Brasil? Nesta DynaNews especial de aniversário, relembre fatos emblemáticos contemporâneos ao ano de fundação da empresa:

 

Brasil em processo de redemocratização


(Deputado Ulysses Guimarães mostra a Constituição brasileira, promulgada em 1988 | Arquivo Agência Brasil)

Uma nova Constituição brasileira foi promulgada em outubro de 1988. O documento ficou conhecido como “Constituição Cidadã”, pois marcava o retorno de garantias e direitos fundamentais suprimidos durante a ditadura militar. Ainda naquele ano, a Assembleia Nacional Constituinte aprovou o fim da censura e da tortura e a liberdade de expressão intelectual e de imprensa no Brasil.

 

Senna é campeão mundial de Fórmula-1 pela primeira vez


(Ayrton Senna | Norio Koike @ASE)

Em 30 de outubro de 1988, Ayrton Senna dava início à série de vitórias que o tornariam o maior e imortal ídolo do automobilismo brasileiro. Senna levantou a taça com uma prova de antecedência no circuito de Suzuka, no Japão, em disputa ferrenha com o piloto francês Alain Prost.

Também no mundo dos esportes, agora falando de futebol, o Brasil ficou pela segunda vez com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, após perder por 2 a 1 para a União Soviética em 1º de outubro de 1988. Na época, a derrota foi uma das grandes decepções do futebol nacional nas Olimpíadas. Romário, Edmar e Bebeto eram alguns dos grandes nomes da equipe brasileira.

 

Nos Estados Unidos, George. H. W. Bush vence as eleições presidenciais


(George H. W. Bush, discursa na Câmara Americana de Comércio em 1997 | Sebastião Moreira/AE)

Em disputa com o democrata Michael Dukakis, o republicano George H. W. Bush foi eleito em 1988 o 41º Presidente dos Estados Unidos. Atualmente, ele é o mais velho ex-presidente vivo. Ainda no campo político, Benazir Bhutto tomou posse neste mesmo ano como primeira-ministra do Paquistão – primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno.

No Chile, em um plebiscito ocorrido em 5 de outubro, a população disse “não” ao general Augusto Pinochet. O governo admitiu a derrota e abriu-se caminho para a restauração da democracia dois anos mais tarde, em 1990.

 

Caso de doping choca o mundo nas Olimpíadas de Seul


(Ben Johnson nos Jogos de 1988 | Getty Images)

Durante os Jogos de 1988, ocorridos na Coreia do Sul, o atleta canadense Ben Johnson bateu o recorde mundial na prova de 100 metros rasos e conquistou a medalha de ouro. No entanto, apenas três dias depois o atleta foi pego no exame antidoping por uso de esteroides anabolizantes. Ben devolveu a medalha de ouro, foi suspenso do esporte por dois anos, marcou negativamente a sua carreira e colocou em xeque a credibilidade do evento.

 

Estreiam clássicos do cinema, como “Duro de Matar”, de John McTiernan

Foi também em 1988 que entrou em cartaz o clássico aclamado pela crítica “Duro de Matar, dirigido por John McTiernan e estrelado por Bruce Willis. O longa obteve tanto sucesso que ganhou quatro sequências. Neste mesmo ano estrearam também os filmes “Rain Man”, vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Roteiro, e a comédia “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, de Pedro Almodóvar.

Na música norte-americana, 1988 foi emblemático para Tina Turner, que naquele ano entrou para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música, em um show ocorrido no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. No Brasil, o grupo Secos e Molhados lançavam seu quinto disco, “A Volta do Gato Preto”, e Marisa Monte estava prestes a lançar seu álbum de estreia, “MM”.

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30 anos de história: o surgimento e a evolução da Dynatest

No mês de julho de 1988, há exatos 30 anos, nascia oficialmente a Dynatest Engenharia Ltda. Como em qualquer boa história, diversos fatores levaram à fundação de uma das empresas de engenharia consultiva mais respeitadas e consolidadas do Brasil.

Ao longo das últimas três décadas, a Dynatest atua assiduamente em projetos de infraestrutura de transporte, além de acompanhar de perto os processos socioeconômicos e políticos brasileiros e seus consequentes reflexos nas demandas por investimentos na área. Essa postura faz parte do DNA da empresa, que adota o nome, a tecnologia e o padrão mundial de qualidade da Dynatest International, líder global em avaliação estrutural e funcional de pavimentos, com escritórios em diversos países – Dinamarca, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Chile, Peru, Colômbia, Malásia e Índia.

A partir de 1990: transformar para evoluir

Entre 1990 e 2000, diversas mudanças delinearam o futuro da Dynatest. No início dos anos 90, funcionavam um escritório no Rio de Janeiro e uma filial em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Em 1992, junta-se à empresa um novo sócio, o engenheiro civil Rui Alves Margarido, funcionário da empresa desde 1990.

Larga experiência em estudos e projetos rodoviários

Foram inúmeros os projetos e serviços desempenhados pela Dynatest nos últimos 30 anos. A expertise de seus especialistas em projetos de infraestrutura de transporte foi responsável por fazer com que a empresa atuasse em algumas obras importantes do Brasil, com pleno atendimento a normas e exigências das Agências Reguladoras, além de técnicas e processos consagrados internacionalmente.

Um dos principais exemplos de contribuição da Dynatest para o país é o Projeto CREMA. Há mais de uma década, a empresa é responsável pelo gerenciamento do Projeto CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção), concebido e desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para assegurar a manutenção das boas condições das rodovias brasileiras. O programa é considerado um marco para a mudança do modelo de gestão para manutenção da malha rodoviária federal.

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Dynatest inicia ensaios com Simulador de Tráfego Linear Móvel em Marília para a concessionária Entrevias

Neste primeiro semestre de 2018, estão em curso, sob comando da Dynatest, ensaios acelerados com Simulador de Tráfego Linear Móvel no sentido norte do km 322 da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), que cruza o município de Marília, no interior de São Paulo. Neste projeto, a empresa emprega sua ampla experiência e expertise em operações de simulação de tráfego para a concessionária Entrevias.

Os simuladores de tráfego são instrumentos que permitem estabelecer as concepções de pavimentação e de materiais mais adequados para as características de tráfego de uma determinada rodovia, além de prever com certa proximidade o período de vida útil do pavimento. Os ensaios acelerados são realizados em escala real e consistem em aplicar uma carga de roda controlada igual ou acima da máxima legal permitida em um pavimento teste ou em uma via existente, para assim determinar a resposta do sistema e o seu desempenho sob condições controladas e aceleradas de acúmulo de danos em um espaço de tempo determinado. Esse tipo de ensaio mostra-se vantajoso para o estudo de materiais novos, duplicações e técnicas de restauração de pavimentos.

Especificações dos ensaios

Atualmente, o emprego de ensaios acelerados pode ser realizado tanto por simuladores instalados em campos de prova destinados a este único fim quanto por simuladores móveis, como é o caso deste projeto. Nesse caso, a seção teste foi construída em local estratégico e o simulador de tráfego móvel levado para o local a ser pesquisado.

Além de avaliar os danos causados pelo tráfego, o simulador também é capaz de simular a ocorrência de chuvas sobre o pavimento e a variação de temperatura, um fator ambiental que também gera desgastes ao pavimento. Na Rodovia SP-333, junto ao Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), a Dynatest obteve dados sobre o histórico pluviométrico e climático de Marília entre os anos de 2007 e 2018, para definir os valores médios a serem simulados.

Entre os monitoramentos executados durante a simulação de tráfego estão: avaliação estrutural da seção teste com utilização do Falling Weight Deflectometer (FWD) no início e no final da operação; avaliação estrutural com Viga Benkelman a cada dois dias; medição de trilha de roda com treliça a cada dois dias; medição diária da percentagem de área trincada; medição de atrito e textura com pêndulo britânico e mancha de areia a cada dois dias.

Histórico de utilização de simuladores de tráfego no Brasil

As primeiras tentativas de utilização de simuladores de tráfego no Brasil ocorreram na década de 1990. Naquela época, programou-se uma avaliação do comportamento dos pavimentos na Rodovia Carvalho Pinto por meio de ensaios acelerados com Simulador de Tráfego Heavy Vehicle Simulator (HVS) da Dynatest Consulting. No entanto, os esforços de implantação não foram suficientes para que fosse realizada a importação do simulador HVS, cuja utilização seria um marco na história da engenharia rodoviária brasileira.

Para potencializar a versatilidade dos ensaios acelerados feitos em pesquisas no Brasil, criou-se o desafio de desenvolver um simulador móvel de tráfego no país. O acontecimento foi concretizado pela empresa CIFALI, com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em um projeto que durou de 2003 a 2004. Em uma associação de características do simulador da UFRGS e de outros da África do Sul, surgiu o Hércules Veículo Simulador, como é conhecido o equipamento de simulação móvel de tráfego.

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