O que são asfaltos modificados?

Em parceria com a Cap-Loc, a Dynatest Engenharia realiza serviços de customização de asfaltos modificados. A experiência da empresa com diversos tipos de pavimento contribui para a personalização de cada projeto, levando em consideração características e necessidades dos clientes. Mas você sabe o que são asfaltos modificados?

Além dos asfaltos convencionais, que podem ser obtidos a partir de cimento asfáltico de petróleo (CAP) ou asfalto diluído de petróleo (ADP), existem os asfaltos modificados por polímeros (AMP) e asfaltos modificados por pó de borracha (AMB).

Asfalto modificado por polímeros

Mais resistentes que os convencionais, os asfaltos modificados por polímeros são ligantes asfálticos produzidos a partir de cimento asfáltico de petróleo, por polímeros elastoméricos sintéticos.

Isto resulta em propriedades superiores aos asfaltos tradicionais, por minimizar falhas mais frequentes em pavimentos, como deformações, rachaduras e buracos, proporcionando maior vida útil ao revestimento. Além disso, por ser mais abrasivo, confere maior segurança aos usuários e cargas na via.

Os asfaltos modificados podem ser obtidos através do uso de polímeros, como o SBR, SBS, EVA e RET. E podem ser aplicados em diversos casos, como nos tratamentos superficiais, areia asfalto a quente (AAUQ) e concreto asfáltico (CA).

Asfalto modificado por pó de borracha

Neste segundo tipo, o asfalto é obtido a partir do uso de pellets, material feito de borracha moída. O processo melhora as propriedades e desempenho do revestimento, que adquire alta flexibilidade e durabilidade. Também é ecologicamente sustentável, uma vez que estimula o descarte correto de pneus inutilizados.

Os asfaltos pelletizados podem ser utilizados na aplicação de tratamentos superficiais, fabricação de misturas asfálticas usinadas a quente (binder e base) e concreto asfáltico (CA).