Sustentabilidade: a palavra do ano para a engenharia de transporte

A preocupação com o meio ambiente não é novidade, tanto no segmento de infraestrutura de transporte e mobilidade urbana como em todas as outras esferas da indústria. Nas últimas décadas, consumidores e usuários passaram a se conscientizar sobre produção e consumo sustentável, e a cobrar que as empresas tenham um posicionamento mais responsável em relação a questões ambientais. Nesta DynaNews, analisamos como essa tendência deve impactar o setor de transportes.

“Uma das premissas que devem ser assumidas por empresas responsáveis por projetos de infraestrutura de transporte é a de que os empreendimentos precisam se preocupar não apenas com a mobilidade, mas também com as questões climáticas e ambientais envolvidas”, comenta Ernesto Preussler, sócio proprietário da Dynatest. “Parte desse processo passa também por acompanhar tendências mundiais e empregar práticas inovadoras que, com uso de tecnologia de ponta, possibilitam a implementação e manutenção de vias de maneira sustentável”, completa.

A diminuição da frota de veículos particulares representa uma grande preocupação para aprimorar a mobilidade urbana. Para incentivar a mudança de comportamento nos grandes centros, é preciso que as cidades se tornem inteligentes. “Quando sistemas de informação e de comunicação são interligados, é possível planejar melhor a infraestrutura”, ressalta Ernesto. Essa ampliação da consciência sobre sustentabilidade apresenta como resultado o surgimento de diversas startups com soluções inovadoras, como aplicativos para caronas e compartilhamento de carros, além de bicicletas e patinetes disponíveis para aluguel em grandes centros urbanos do Brasil e do mundo.

Fora das capitais, há o transporte de cargas, principal meio de escoamento da produção e que, consequentemente, tem um importante papel para o desenvolvimento econômico do País. Em alguns países, caminhões autônomos estão perto de se tornar uma realidade. Nos próximos anos, é natural que esse cenário de mudanças tenha mais reflexos nas rodovias, com inovações que se relacionam com os apps popularizados nas cidades.

Tornar os sistemas de transporte inteligentes e sustentáveis passa, principalmente, pelo aprimoramento da circulação de veículos, pela exploração de fontes de energia alternativas e por um melhor aproveitamento de recursos naturais. Iluminação com uso de luz solar e pavimentos que absorvem a água das chuvas são alguns dos conceitos de “rodovias inteligentes” já estudados e aplicados em outros países. Acompanhe a DynaNews e os canais da Dynatest nas redes sociais para acompanhar as tendências do setor.