Pêndulo Britânico e Mancha de Areia

Pêndulo Britânico

(Microtextura)

O Pêndulo Britânico é um equipamento portátil desenvolvido pelo United States National Bureau of Standards e depois aperfeiçoado pelo British Road Research Laboratory, com o objetivo de executar ensaios de resistência de superfícies úmidas à derrapagem.

O equipamento fornece medidas da resistência à fricção entre uma borracha (fixada na extremidade do braço do pêndulo) e a superfície da pista. As características do aparelho foram desenvolvidas para simular a derrapagem do pneu de um veículo a uma velocidade de aproximadamente de 60 km/h sobre o pavimento.

Atenção especial foi dada para vencer as dificuldades práticas encontradas, quando da utilização desse aparelho em todos os climas, em superfícies rugosas e não uniformes e em rodovias com greide considerável ou em curvas.

 

Mancha de areia

(Macrotextura)

O ensaio de Mancha de Areia tem como objetivo avaliar a macrotextura dos agregados, parâmetros que influem diretamente na aderência entre pneu e pavimento.

Consiste no empalhamento de um volume conhecido de uma areia de granulometria padronizada, por um cilindro de aço revestido de borracha. A divisão desse volume pela área média da mancha de areia formada pelo espalhamento, dará a espessura de areia que pela Norma determina a textura da superfície.

Os resultados são definidos a partir da espessura média de areia nas seguintes condições fina, média e grossa.

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