Serviços Dynatest: Análise do pavimento da BR-277 no Paraná

A Dynatest executou uma análise abrangente da BR-277, no trecho administrado pela concessionária Ecocataratas, no estado do Paraná, focada na determinação da vida útil remanescente de seu pavimento. Esse estudo tem como principal objetivo avaliar o desempenho contínuo da superfície da estrada ao longo do tempo, permitindo assim prever quando o pavimento atingirá o fim de sua vida útil.

Para calcular a vida útil restante, utilizamos dados obtidos através do Falling Weight Deflectometer (FWD), um equipamento que nos fornece informações sobre as condições estruturais do pavimento. Essa análise visa projetar como o pavimento se comportará ao longo de um período determinado, com base em suas atuais condições estruturais e no tráfego esperado durante esse período. Em essência, podemos antecipar o desempenho do pavimento nos próximos anos e estimar quando ele precisará ser substituído.

O processo de análise envolveu a projeção do desempenho do pavimento com base nos dados de tráfego e nos resultados do monitoramento realizado em 2019. Para elaborar o relatório de vida útil remanescente, coletamos dados de deflexão, informações sobre a estrutura do pavimento existente e dados de tráfego.

Para obter informações sobre as deflexões do pavimento, utilizamos o FWD Dynatest 8000, um dispositivo de impacto projetado para simular as cargas de rodas em movimento. Ele funciona deixando cair um conjunto de massas de alturas predefinidas sobre um sistema de amortecedores de borracha que transmitem a força aplicada a uma placa circular apoiada na superfície do pavimento. A carga aplicada no estudo representa as condições do eixo simples de roda dupla padrão brasileiro carregado com 4,1 toneladas.

As informações sobre a estrutura do pavimento foram obtidas junto à concessionária, a fim de compreender as características típicas do pavimento na via, garantindo assim que a análise de desempenho fosse compatível com a estrutura existente. Os dados de tráfego foram fornecidos pela concessionária para entender as condições de tráfego em cada segmento da análise, especialmente na faixa mais sobrecarregada.

O cálculo da vida útil remanescente foi baseado nas condições estruturais obtidas por meio do FWD para cada segmento homogêneo. Isso envolveu a determinação das deflexões características, que são a média das deflexões máximas mais um desvio padrão. A vida útil remanescente estrutural foi determinada com base no critério mecanístico conforme o método DNER PRO-269/94 (Método TECNAPAV).

Para consolidar as informações estruturais, foram realizadas correções de cargas e temperaturas pontuais do levantamento de deflexão. O DER/SP estabeleceu um modelo de correção de deflexão devido à temperatura, permitindo a conversão dos registros de campo para valores que seriam obtidos a uma temperatura de referência, levando em consideração a espessura do revestimento asfáltico.

Em resumo, a análise da Dynatest na BR-277 visou fornecer uma compreensão abrangente das condições do pavimento, usando dados de tráfego e condições estruturais atuais para prever seu desempenho futuro e estimar quando a substituição se tornará necessária. Isso é fundamental para manter a segurança e a eficiência da estrada ao longo do tempo.