Serviços Dynatest: Análise do pavimento da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Campo de Marte

Em mais um case de sucesso, a Dynatest Engenharia avaliou a capacidade estrutural dos pavimentos e determinação do Pavement Classification Number (PCN) da Pista de Pouso e Decolagem 12-30, do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), localizado no município de São Paulo.

O aeroporto é um dos mais importantes da capital paulista. Situado na Zona Norte, ele possui uma área total de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados e fica próximo a importantes endereços, como o Centro de Exposição Expo Center Norte e o Terminal Rodoviário do Tietê. Embora o aeroporto não possua linhas aéreas regulares ele possui um dos maiores movimentos operacionais do Brasil, com voos de taxi aéreo, executivo e aviação geral.

Devido as perspectivas futuras de mudança no Mix de aeronaves do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), foi proposto pelo contratante a verificação de um novo PCN para o tráfego que pode vir a utilizar o aeroporto em breve.

O objetivo do método ACN-PCN é descobrir a resistência relativa do pavimento aeroportuário, de forma a subsidiar a administração aeroportuária quanto aos tipos e quantidades de aeronaves que podem utilizar o aeroporto em função da demanda futura.

A função de um pavimento aeroportuário é proporcionar uma superfície para decolagens, pousos e outras operações de maneira segura. A classificação do pavimento aeroportuário tem o objetivo de permitir a adequada utilização deste pavimento com a otimização dos custos de manutenção e operação.

O método da ACN-PCN (Aircraft Classification Number – Pavement Classification Number) foi desenvolvido por um grupo de estudos da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), com um sistema de aplicação bem simples onde o ACN < PCN, para que as aeronaves possam utilizar a pista sem restrições.

O sistema ACN-PCN é estruturado de maneira que um pavimento com um determinado valor de PCN seja capaz de suportar, sem restrições, um avião que tenha um valor de ACN inferior ou igual ao valor do PCN do pavimento.

De acordo com os valores de PCN apresentados, pode-se afirmar que a pista de pouso e decolagem do aeroporto para o tráfego previsto de operação aérea é de 20 anos, sendo que suportam até 24 operações anuais de aeronaves com peso máximo de decolagem superior a 18 toneladas, o que gera um CDF próximo de 1,0, no limite de capacidade do pavimento.

Recomendou-se que as operações fiquem limitadas a esta quantidade para evitar danos permanentes ao pavimento. Indica-se ainda que após o início das operações previstas sejam realizados novos levantamentos deflectometricos, de forma a caracterizar a mudança do comportamento do pavimento frente a nova operação do tráfego e se necessário verificar as adequações na pista ou na operação.