Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

A campanha do Outubro Rosa foi criada no início dos anos 90 nos Estados Unidos para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata brasileiras.

O laço rosa, símbolo usado na campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da Corrida pela Cura, na cidade de Nova York, o que ajudou a popularizar o movimento.

Desde então, a cada ano, pessoas, empresas e organizações em geral de todo o mundo se unem para disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento da doença. Hospitais, clínicas e entidades também costumam disponibilizar exames gratuitos ou por valores mais acessíveis com o intuito de atrair mais pessoas.

O primeiro ato relacionado à causa no Brasil ocorreu em 2002, na cidade de São Paulo, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa. No entanto, foi em 2008 que a data se consolidou, quando diversas instituições relacionadas ao câncer de mama se uniram para iluminar de rosa outros símbolos do país, como a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2022 o Brasil diagnosticou 66 mil novos casos da doença, sendo que 99% deles em mulheres, enquanto apenas 1% em homens.

Com cerca de 15 mil mortes anualmente, ou 2,5% do total de mortes de mulheres no país, as estatísticas estimam que uma em cada doze mulheres no Brasil terá câncer de mama, sendo que a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto. Caso seja descoberta no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado.

Segundo o INCA, o Brasil se encontra na segunda posição entre os países com a mais alta incidência da neoplasia, apesar da taxa de mortalidade por essa doença ser baixa quando comparada a países como Estados Unidos e França.

O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. Os casos da doença podem ser evitados com um estilo de vida mais saudável e pequenas mudanças no cotidiano, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, além de evitar o uso de bebidas alcoólicas e hormônios sintéticos.

A Dynatest, como empresa de representatividade no mercado de engenharia, não se abstém da causa, promovendo junto aos seus colaboradores o dia da campanha do outubro rosa, a qual todos envolvidos vestiram a cor e promoveram a conscientização sobre a doença e suas peculiaridades.