Retrospectiva DynaNews 2018: relembre os destaques

Retrospectiva DynaNews 2018: relembre os destaques

Em 2018, foram cinco DynaNews divulgadas aos parceiros da Dynatest, além desta sexta, de encerramento. Foram 3.525 leituras em todas as vinte notícias preparadas com todo o cuidado para compartilhar os principais acontecimentos e projetos desenvolvidos pela empresa ao longo destes últimos 12 meses. Relembre agora os principais temas abordados:

 

DynaNews Janeiro/Fevereiro 2018

Responsabilidade social: parceria com Fundação Dorina Nowill

 

 

Na primeira DynaNews do ano, anunciamos a parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que há 70 anos dedica-se à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Uma das atividades desempenhadas pela ONG é a capacitação de deficientes visuais para o mercado de trabalho. Entre as ações promovidas pela Dorina na Dynatest destacam-se a promoção da acessibilidade no ambiente de trabalho e a realização de uma dinâmica com toda a equipe da empresa para falar sobre a inclusão desses profissionais.

 

DynaNews Março/Abril 2018

Mês da Mulher Dynatest: mulheres que fazem a diferença na engenharia

 

 

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Dynatest entrevistou Luciana Ribeiro, a primeira engenheira contratada pela empresa, e Natália Bueno, engenheira civil na Dynatest há apenas três anos. O objetivo era saber como a representatividade feminina evoluiu internamente ao longo dos anos.  No atual quadro de colaboradores da Dynatest, 41% de todos os funcionários são mulheres. Nos cargos de nível gerencial, elas representam os mesmos 41%.

 

DynaNews Maio/Junho 2018

 Centro de calibração da Dynatest instalado em Jacareí, para equipamentos tipo Falling Weight Deflectometer (FWD)

 

 

Na DynaNews do 3º bimestre de 2018, a Dynatest evidenciou sua preocupação em garantir máxima qualidade na avaliação de pavimentos, com o anúncio da calibração de três equipamentos Falling Weight Deflectometer (FWD) no centro de calibração Dynatest estabelecido em Jacareí, na região metropolitana do Vale do Paraíba. As calibrações garantem a confiabilidade nos resultados dos levantamentos deflectométricos ao longo da vida útil do equipamento, pois a utilização contínua do equipamento FWD afeta a precisão na coleta de informações, prejudicando os resultados das avaliações.

 

DynaNews Julho/Agosto 2018

 Os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo há exatos 30 anos

 

 

No mês em que a Dynatest completou 30 anos, foi preparada uma DynaNews especial, com novo layout e conteúdo especial sobre a trajetória, as políticas de gestão e as perspectivas de futuro para o setor de engenharia de transportes. Relembre os fatos que marcaram o Brasil e o mundo há exatos 30 anos, quando nascia uma das mais respeitadas empresas de engenharia consultiva do país.

 

DynaNews Setembro/Outubro 2018

Dynatest é destaque no Ranking da Engenharia Brasileira 2018

 

 

Em setembro anunciamos a publicação do 500 Grandes da Construção – Ranking da Engenharia Brasileira 2018, produzido pela Revista O Empreiteiro, em que a Dynatest ocupou a 4ª colocação em Projetos e Consultoria no quesito variação de receita, registrando uma variação de 52%. No ranking geral, a empresa subiu 13 posições e ocupa hoje o 20º lugar entre Projetistas & Gerenciadoras. Em São Paulo, a Dynatest ocupa o 5º lugar.

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Principais serviços desenvolvidos pela Dynatest em 2018

Este foi um ano intenso de serviços executados pela Dynatest. Para a última DynaNews do ano, a empresa destaca quatro projetos iniciados durante 2018, que incluem estudos de simulação de tráfego, codificação de rodovias com a metodologia iRAP, implementação de sistemas de gestão de rodovias e estudos de viabilidade técnica. Confira:

 

  • Estudo com Simulador de Tráfego em pista experimental da Concessionária Entrevias

(Heavy Vehicle Simulator – HVS)

Em fevereiro, a Dynatest iniciou a realização de ensaios de simulação de tráfego na Rodovia SP-333, no km 322 sentido norte, que cruza o município de Marília, interior de São Paulo. Os estudos, executados em três seções-teste construídas pela Entrevias, têm como objetivo coletar informações sobre os efeitos de cargas de roda em movimento na rodovia. Os resultados dessas análises serão posteriormente aplicados em obras de duplicação previstas pela concessionária.

O Heavy Vehicle Simulator (HVS), utilizado pela Dynatest no projeto, realiza a aplicação de cargas associadas à ação do tráfego de forma acelerada, simulando até 20 anos de deterioração das rodovias em um período de trabalho de até três meses. Além disso, um conjunto de acessórios especiais permitem simular ainda influências ambientais, como variação de temperatura e umidade na estrutura do pavimento.

 

  • Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (iRAP) no DAER-RS

Outro projeto importante em que a Dynatest esteve envolvida em 2018 consiste na inspeção de 1498,60 km de rodovias gerenciadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER-RS). O plano de trabalho, em desenvolvimento desde agosto, inclui a codificação das rodovias de acordo com a metodologia iRAP, um programa que tem como objetivo modificar a maneira como se pensa sobre segurança rodoviária e, com isso, reduzir a incidência de acidentes nas estradas.

O papel da Dynatest consiste em coletar dados sobre acidentes, fluxo de tráfego, velocidade nas rodovias e seu entorno; produzir um arquivo com todos os atributos da estrada e dados coletados para entrada no programa VIDA, disponível no site do iRAP; compilar os resultados de classificação Estrela e gerar um plano de investimento para estradas mais seguras para indicar áreas de alto risco, moldando assim os futuros investimentos em segurança rodoviária; produzir relatório técnico detalhado de acordo com as especificações do iRAP; realizar treinamento da equipe do DAER-RS.

 

  • Inspeção, inventário rodoviário, desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão de Pavimentos da malha rodoviária boliviana

(Mapa da Red Vial Fundamental – RVF, Bolívia)

Na última DynaNews, anunciamos o contrato do consórcio Dynatest-Insitu com a Administração Rodoviária da Bolívia. Este é mais um dos grandes projetos iniciados pela companhia este ano. O trabalho prevê a criação de um inventário de 12.000 km da rede boliviana, sendo metade dessa extensão composta por estradas pavimentadas.

Será desenvolvido e implementado um Sistema de Gerenciamento Rodoviário (SGC) para a rede rodoviária fundamental da Bolívia. O SGV fornecerá informações atualizadas e confiáveis sobre as rodovias por meio de relatórios específicos e de canais de comunicação pré-determinados. Além disso, serão aplicados também uma equipe de auscultação, inventário da Rede Rodoviária Fundamental da Bolívia (RVF), levantamento da condição do pavimento das estradas pavimentadas da RVF, análise da rede rodoviária, atividades de propostas de conservação, bem como o treinamento de profissionais.

 

  • Elaboração de estudos técnicos para a AGRESE

(Início e fim do trecho analisado)

Para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (AGRESE), em subcontrato com o Consórcio SANPAC/P4 Concessões/Kappex, a Dynatest iniciou a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica de trechos que somam 63,7 km de rodovias do estado de Sergipe. De toda a extensão, as análises tiveram como resultado a viabilidade para concessão do segmento localizado entre os km 8,3 e 63,7, o que totaliza um trecho a ser concedido de 55,4 km.

 

 

 

 

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Heavy Weight Deflectometer (HWD): altamente recomendado para avaliação estrutural de pavimentos aeroportuários

O Heavy Weight Deflectometer (HWD) é reconhecido mundialmente como um equipamento altamente eficiente na avaliação da capacidade de cargas de pavimentos rígidos e flexíveis em estradas e aeroportos. Similar, mas com capacidade de carga muito maior que o Falling Weight Deflectometer (FWD), o HWD é o primeiro equipamento do gênero disponibilizado comercialmente.

Desenvolvido pela Dynatest International, o princípio do Heavy Weight Deflectometer consiste em aplicar uma carga sobre o pavimento simulando o peso da roda de uma aeronave. A carga é aplicada sobre uma placa apoiada no pavimento, que estuda os deslocamentos verticais sofridos pela superfície do pavimento como resultado deste carregamento dinâmico – as chamadas deflexões.

“A chegada do HWD reafirma nosso posicionamento como uma empresa pioneira e que se preocupa em oferecer sempre os melhores serviços em cada projeto. Executar as avaliações de pavimento com uso de um equipamento com capacidade para testes de altas cargas como o HWD significa assegurar máximo conforto e segurança para os milhares de passageiros todos os dias”, afirma Luciana Barbosa, engenheira civil da Dynatest Brasil.

Com a utilização do HWD, as deflexões são continuamente registradas durante os testes por meio de geofones aplicados abaixo da placa de carga. Os dados obtidos são então utilizados para determinar as propriedades estruturais do pavimento e do projeto de revestimento com base em análises empíricas ou mecanístico-empíricas. Com isso, identificam-se as possíveis falhas do pavimento e as melhores alternativas de restauração. O monitoramento automatizado e em tempo real da célula de carga, geofones e variações de dados garante alta qualidade dos dados coletados.

O HWD permite aplicar cargas de 30 a 320 kN, permitindo simular cargas desde veículos menores a aeronaves robustas como o Boeing 777, Airbus 340 ou 380. “Estamos empolgados em poder incluir essa ferramenta em nossos serviços de gestão e análise de pavimentos”, conclui Luciana.

 

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Dynatest 30 anos: com a palavra, Ernesto Simões Preussler

Este ano foi cercado de comemorações para todos na Dynatest Engenharia Ltda. Em 2018, completamos 30 anos de atuação no Brasil, e eu não poderia estar mais orgulhoso por essa trajetória. Para encerrar o ano em que atingimos este marco, gostaria de estender a todos os colaboradores, parceiros e clientes o meu sincero agradecimento pela confiança, comprometimento e profissionalismo depositados nos projetos desempenhados ao longo deste período.

Temos como marcas de nosso negócio a utilização de tecnologia de ponta, a constante atualização de processos e a adoção de métodos inovadores em estudos e projetos de infraestrutura de transporte. Com uma atuação sempre em pleno atendimento às normas e exigências das agências reguladoras, além da aplicação de técnicas e processos consagrados internacionalmente, temos o orgulho de afirmar que a Dynatest contribuiu de maneira sólida para o desenvolvimento da estrutura viária brasileira.

Graças à contribuição de todos vocês, somos hoje uma das mais respeitadas e consolidadas empresas de engenharia consultiva do país, e celebramos não apenas 30 anos de história, mas também o fato de termos construído uma empresa igualitária, unida e competente, com valores compartilhados por nossas equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Como já destaquei durante uma de nossas celebrações destas três décadas, é difícil prever como serão os próximos 30 anos neste setor em que atuamos. Não sabemos se haverá estradas como as conhecemos hoje, se os carros flutuarão sobre as vias ou se motoristas serão dispensáveis, mas carrego comigo uma única certeza: nós estaremos lá!

Seguiremos cumprindo a mesma missão que desempenhamos desde 1988: a de pavimentar cada canto do Brasil com tecnologia, inovação e serviços de ponta. Muito obrigado!

Ernesto Simões Preussler

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Dynatest marca presença na 2ª Semana do Planejamento do DNIT

Em sua segunda edição, a Semana do Planejamento do DNIT contou com a presença de Ernesto Simões Preussler, sócio-proprietário da Dynatest. Organizado pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa por meio da Coordenação Geral de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN/DPP), o evento ocorreu entre 19 e 21 de junho e teve como objetivo apresentar os avanços e perspectivas da DPP.

A programação dos três dias contemplou apresentações relacionadas às iniciativas e programas da DPP, destacando-se o Sistema de Gerência de Pavimentos da autarquia, o SGP-DNIT. Foi para este tema especificamente que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) convidou Ernesto Simões Preussler, que compôs a mesa de debates e apresentou as inovações tecnológicas do setor.

(Apresentação de Ernesto Preussler na 2ª Semana do Planejamento do DNIT)

Ao longo do evento, tiveram destaque também as apresentações do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR) e de soluções em Geotecnologias Aplicadas, com ênfase na metodologia BIM.

A Semana do Planejamento contou ainda com uma área dedicada a estandes de empresas parceiras do DNIT. Em seu estande, a Dynatest expôs algumas de suas tecnologias de ponta, como a utilização de Drones para a realização de levantamentos de varredura a laser e o Pavement Scanner, utilizado para avaliação funcional de alta precisão de pavimentos.

(Equipe Dynatest na 2ª Semana do Planejamento do DNIT)

O público presente teve ainda a oportunidade de experimentar o contato com as soluções de geotecnologia da Dynatest: uma estrutura de Realidade Virtual (VR) montada no estande proporcionou a imersão em uma nuvem de pontos.

As nuvens de pontos, resultantes dos levantamentos realizados com a tecnologia LiDAR, permitem uma modelagem tridimensional e georreferenciada de todos os elementos no entorno de uma rodovia. A partir dessa tecnologia, a Dynatest inova e traz ao mercado uma alternativa concreta e viável para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura rodoviária com a metodologia BIM.

(Demonstração da nuvem de pontos em Realidade Virtual)

Na solenidade de encerramento, o estande da Dynatest foi reconhecido pela organização do evento e recebeu o título de Melhor Estande da Segunda Semana de Planejamento do DNIT. O prêmio foi entregue a Edson Shimizu, Engenheiro Civil da Dynatest, pelas mãos do Coordenador Geral da CGPLAN, o Sr. Carlos Abramides.


(Premiação de Melhor Estande na 2ª Semana do Planejamento)

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Segurança rodoviária: implementação do iRAP no Rio Grande do Sul

Grande parte das medidas voltadas à gestão da segurança rodoviária, empregadas atualmente, pode ser considerada reativa, ou seja, baseia-se em análises sobre padrões homogêneos de acidentes que já ocorreram nas estradas – definição de trechos críticos ou de clusters (padrões comportamentais influenciados por variáveis como fluxo, velocidade e chuvas, por exemplo). Foi para aprimorar essa conjuntura que surgiu o International Road Assessment Programme (iRAP).

O principal objetivo do iRAP consiste em modificar a maneira como se pensa sobre segurança rodoviária e, com isso, reduzir significativamente a incidência de acidentes nas estradas. O programa possui parceiros em mais de 80 países e já realizou o mapeamento de mais de um milhão de quilômetros de rodovias no mundo todo. A iniciativa concentra diversos programas empregados pelos países para inspecionar as estradas e torná-las mais seguras por meio de planos de investimento economicamente viáveis. Além disso, já motivou investimentos de larga escala próximos a US$ 14 bilhões.

Baseada no iRAP, a Dynatest inspecionou e avaliou a segurança de 1.498 km de rodovias gerenciadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem no Estado do Rio Grande do Sul (DAER-RS). As diretrizes do iRAP foram utilizadas como base para os serviços prestados pela Dynatest neste trabalho.

Planejamento e implementação do programa de segurança rodoviária

Por meio do iRAP, prevê-se o desenvolvimento de quatro documentos que fornecem informações para engenheiros rodoviários e tomadores de decisão com o objetivo de melhorar a infraestrutura das rodovias e garantir um sistema seguro: estrada, veículo e motorista. Saiba em que consiste, de maneira geral, cada um deles:

  1. Mapa de risco: reúne dados detalhados sobre acidentes para ilustrar o número real de mortes e feridos em uma rede rodoviária;
  2. Classificação estrela: em uma escala de 1 a 5, essa medida fornece de maneira simples e objetiva o nível de segurança da estrada para ocupantes de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. As rodovias de 5 estrelas são as mais seguras, enquanto as de 1 estrela são as menos seguras;
  3. Plano de investimento para estradas mais seguras: identifica alternativas de interferência economicamente viáveis na estrutura e/ou na sinalização das rodovias com o objetivo de salvar vidas. Essa análise baseia-se em aproximadamente 90 opções de melhorias de estradas com eficiência comprovada;
  4. Rastreamento de desempenho: utiliza a classificação estrela e o mapa de risco para acompanhar o desempenho da segurança rodoviária e estabelecer políticas de obras de melhorias na rodovia.

No Rio Grande do Sul, o trabalho da Dynatest consistiu em coletar dados sobre acidentes, fluxo de tráfego, velocidade nas rodovias e seu entorno; produzir um arquivo com todos os atributos da estrada e dados coletados para entrada no programa VIDA, disponível no site do iRAP; compilação dos resultados de Classificação estrela e geração de um Plano de investimento para estradas mais seguras para indicar áreas de alto risco, moldando assim os futuros investimentos em segurança rodoviária; produção de relatório técnico detalhado de acordo com as especificações do iRAP; treinamento do pessoal do DAER-RS.

“Como uma das empresas de engenharia consultiva mais respeitadas no Brasil, reconhecemos o nosso papel em contribuir para estradas mais seguras a partir de metodologias como o iRAP, que antecipam riscos e permitem que salvemos milhares de vidas”, afirma Leonardo Preussler.

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Consórcio Dynatest-Insitu firma contrato com Administração Rodoviária da Bolívia

A Dynatest já atuou em muitas obras das principais rodovias brasileiras e hoje tem o prazer de anunciar o início de mais um projeto na América Latina. Em consórcio com a Insitu, a companhia acaba de firmar um contrato para realizar Inspeção, Inventário Rodoviário, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Gestão de Pavimentos de toda a malha rodoviária da Bolívia. O trabalho prevê a criação de um inventário de 12.000 km da rede boliviana, sendo metade dessa extensão composta por estradas pavimentadas.

O acordo é objeto do Edital nº SP CPI 009/2016-OFC Préstamo Nº. 3385 BL-BO, publicado pela Administradora Boliviana de Carreteras (ABC). A partir dele, será desenvolvido e implementado um Sistema de Gerenciamento Rodoviário (SGC) para a rede rodoviária fundamental da Bolívia. O SGV fornecerá informações atualizadas e confiáveis sobre as rodovias por meio de relatórios específicos e de canais de comunicação pré-determinados.

Além disso, serão aplicados também uma equipe de auscultação, inventário da Rede Rodoviária Fundamental da Bolívia (RVF), levantamento da condição do pavimento das estradas pavimentadas da RVF, análise da rede rodoviária, atividades de propostas de conservação, bem como o treinamento de profissionais do ABC.

“A partir de nossa vasta experiência em serviços similares a este contrato, elaboramos um plano de trabalho que inclui metodologias extremamente eficazes para definirmos a condição dos pavimentos bolivianos, suas características, elementos funcionais e estruturais”, afirma Ernesto Simões Preussler, gerente do projeto e sócio proprietário da Dynatest. “Estamos entusiasmados com o início dos trabalhos e certos de que contribuiremos solidamente com a consolidação de um sistema eficiente e seguro”, completa.

O contrato é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem a duração de 720 dias (24 meses), contados a partir da assinatura e ordem de início do contrato.

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Dynatest é destaque no Ranking da Engenharia Brasileira 2018

Em agosto deste ano, mesmo mês em que a Dynatest completou 30 anos de atuação no Brasil, foi publicado o 500 Grandes da Construção – Ranking da Engenharia Brasileira 2018, produzido pela Revista O Empreiteiro. Esta edição é considerada a mais aguardada do ano, pois permanece como fonte de consulta para o mercado de construção e infraestrutura ao longo dos próximos 12 meses.

Neste novo ranking, no quesito variação de receita, a companhia ocupou a 4ª colocação em Projetos e Consultoria, registrando uma variação de 52%. No ranking geral, a Dynatest subiu 13 posições e ocupa hoje o 20º lugar entre Projetistas & Gerenciadoras. No ranking regional de São Paulo, a empresa ocupa o 5º lugar. Executivos da Dynatest estiveram presentes no evento Fórum Infra 2020, que incluiu o lançamento do ranking.

A publicação, de periodicidade mensal, é dirigida aos segmentos de infraestrutura (transporte, energia, saneamento, habitação social e telecomunicações), de construção industrial (fábricas, hipermercados etc.) e imobiliário. Entre os principais leitores da revista estão diretores, gerentes, engenheiros e executivos de concessionárias privadas e contratantes.

Ainda em clima de comemoração pelas três décadas de história, nesta mesma edição, a Dynatest participou da Revista O Empreiteiro com a reportagem “30 anos de atuação”, que rememora a trajetória da empresa desde o seu surgimento, em 1988, até sua consolidação como uma das mais respeitadas e consolidadas empresas de engenharia consultiva do Brasil.

Com depoimentos de Ernesto Simões Preussler, fundador da organização, a reportagem cita algumas das grandes contribuições da Dynatest à estrutura viária do país, como o Projeto CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção), gerenciado pela empresa há mais de dez anos. “O programa é um marco para a mudança do modelo de gestão para manutenção da malha ferroviária federal”, cita a matéria.

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Segurança e inovação: o que esperar do futuro da engenharia de transportes?

Prever o futuro nunca foi uma tarefa fácil. Quando esta análise contempla um segmento cujos esforços, estudos e investimentos em tecnologia crescem a cada dia, como o mercado de engenharia civil, esse desafio se torna ainda maior. São inúmeras as variáveis tecnológicas, socioeconômicas e políticas que devem ser levadas em consideração: automação de veículos, maiores demandas por mobilidade e logística, agendas de sustentabilidade sendo debatidas ao redor do mundo, conectividade, entre muitos outros tópicos.

Em um período de reaquecimento da economia brasileira, todos os cenários apontam para uma grande necessidade de inovação constante da malha viária de todo o país, focada no progresso contínuo e no aumento da segurança dos brasileiros. De fato, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor de transportes apresenta taxas muito altas de crescimento em relação a outros segmentos de infraestrutura, na comparação de aportes de recursos públicos e privados durante os quadriênios de 2008-2011 e 2013-2016.

“Passamos por um momento de grandes transformações em diversas áreas do conhecimento, com inovações tão constantes e velozes que é difícil fazer projeções para os próximos 30 anos da Dynatest, por exemplo. A experiência que adquirimos permite que toda nossa equipe se mantenha atualizada e atenta às tendências globais, para que estejamos preparados para o futuro, independente de como ele será”, afirma Ernesto Simões Preussler, sócio proprietário da Dynatest Engenharia Ltda.

Pautada nesta abordagem, a Dynatest destaca tendências já adotadas pela empresa que devem temperar o mercado de infraestrutura de transportes nos próximos anos:

Inovação em pavimentos

Diversas iniciativas apostam em alternativas para otimizar o investimento de recursos nas estradas, com foco em asfaltos inteligentes e sustentáveis. Um exemplo disso é o asfalto borracha, uma solução que reduz a necessidade de manutenção na estrutura asfáltica e prolonga a vida útil das vias e rodovias. Por meio dessa alternativa, pneus descartados são retirados da natureza e sua matéria-prima é reaproveitada de uma maneira eficaz e vantajosa.

Além disso, a Dynatest aplica constantemente novas soluções para asfaltos e pavimentos, respeitando as particularidades e características de cada região em que se desenvolvem os empreendimentos. Essa estratégia é desempenhada com a proposição de asfaltos modificados, que utilizam polímeros como SBR, SBS, EVA e RET para geração de massas asfálticas mais abrasivas e que, por serem mais flexíveis, diminuem o surgimento de trincas, rachaduras, afundamentos e buracos.

Podemos citar também os asfaltos pelletizados, que são asfaltos na forma de agregados. A prática de adicionar este material na mistura tem sido uma excelente alternativa para concessionárias e construtoras, devido à durabilidade e ao excelente custo-benefício deste tipo de mistura. Outro benefício do investimento em asfaltos pelletizados está nos ótimos índices de segurança proporcionados aos usuários, bem como na redução significativa dos custos de estocagem e transportes.

“Outra projeção que consideramos válida para os próximos anos no Brasil é o aumento do uso do pavimento rígido (ou de concreto), que hoje apresenta um custo mais competitivo e oferece maior desempenho, durabilidade e custo-benefício às rodovias”, comenta Rui Margarido, sócio-diretor da Dynatest.

Projetos e soluções eficientes

As rodovias movimentam a economia e permitem o escoamento de grande parte da produção brasileira. O grande desafio consiste em acompanhar o progresso com redução de custos e sem agredir o meio ambiente e as comunidades locais. Essa preocupação já faz parte de todos os projetos executados pela Dynatest. Nos próximos anos, vale também atentar para soluções que permitirão potencializar esse processo.

Um exemplo disso consiste na adoção do Building Information Modeling (BIM) ou Modelo de Construção da Informação, em português. A Dynatest é uma das pioneiras no Brasil na implementação dessa nova metodologia, que permite integrar todos os dados multidisciplinares envolvidos no gerenciamento de um projeto.

O BIM é um processo integrado que explora digitalmente as principais características físicas do empreendimento antes de sua construção, possibilitando um maior detalhamento e controle do projeto e suas interferências. Informações coordenadas e consistentes são utilizadas durante todo o processo para criar projetos inovadores, melhorando a visualização, o desempenho e os custos da obra.

Em parceria com a Coordenação de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN) e o setor de Geotecnologias Aplicadas do DNIT, a equipe multidisciplinar de Projetos Viários da Dynatest estuda a estruturação e a construção de uma metodologia operacional para implantação do BIM durante as fases iniciais de um empreendimento rodoviário.

Tecnologia de ponta em benefício dos transportes

Inovações tecnológicas surgem a uma velocidade tão grande que se torna curioso avaliar o tipo de equipamentos e softwares utilizados há 30 anos, no início da história da Dynatest, e as funcionalidades existentes hoje. Assim como em todos os setores, diversos equipamentos são constantemente aprimorados e inseridos no mercado de infraestrutura de transporte para aprimorar os processos.

Atenta a essas inovações, a Dynatest, desde o seu surgimento, preocupa-se em incorporar ao seu portfólio os mais eficientes equipamentos e soluções. A mais recente aplicação desta missão é a inserção do FastFWD no mercado brasileiro. A empresa foi a primeira da América do Sul a empregar a tecnologia, que proporcionará maior eficiência e produtividade aos projetos rodoviários – o equipamento otimiza a análise de pavimentos em até 60%.

Nos casos de inventário funcional de pavimento, a Dynatest utiliza o equipamento Pavement Scanner, de tecnologia canadense, que emite radiação a laser sobre a superfície do pavimento e captura as imagens do perfil transversal da camada de seu revestimento, avaliando seus defeitos e imperfeições, além de medir a irregularidade dos perfis longitudinais, IRI – International Roughness Index, declividade e inclinação transversal.

Outras soluções incluem a utilização de drones para gerar imagens aéreas em alta resolução para mapeamento e topografia dos locais em que serão implementados novos empreendimentos.

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Práticas estratégicas de gestão definem alto padrão da Dynatest

Nas últimas três décadas, a Dynatest conquistou o reconhecimento do mercado graças ao pioneirismo na utilização de equipamentos e softwares de última geração, a ampla experiência adquirida na atuação em grandes projetos, bem como a qualificação de seus serviços e equipe técnica. Contudo, por trás de uma gama de atividades desempenhadas com rigor e alto padrão de qualidade, está uma gestão eficiente que, nestes 30 anos, executou ações estratégicas para a consolidação de um ambiente igualitário e favorável ao desenvolvimento constante de competências.

Como reflexo deste perfil, a Dynatest possui em seu quadro de funcionários profissionais que construíram sua carreira junto à empresa. Josiley Arnaldo do Prado, o mais antigo colaborador da empresa, faz parte da equipe de engenheiros desde 1993. “Tive a oportunidade de acompanhar cada passo da Dynatest no Brasil e de me desenvolver junto a ela. A capilaridade que a empresa adquiriu neste período, com a abertura de escritórios em São Paulo e em Brasília, a participação em projetos de destaque como o Programa CREMA e o Assessoramento à DIR do DNIT e todo o desenvolvimento neste período são reflexo de um ambiente de trabalho muito agradável e eficiente”, compartilha.

Políticas em consonância com novas demandas sociais

De acordo com o Conselho Nacional de Engenheiros e Agrônomos (Confea), as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na engenharia civil, uma das carreiras mais procuradas pelos vestibulandos brasileiros. No entanto, atualmente apenas 19,7% dos profissionais de engenharia civil ativos no Confea são mulheres. Na contramão desta realidade, a Dynatest apoia desde a sua origem um ambiente igualitário: 41% de seus funcionários são mulheres. Em cargos gerenciais, elas representam os mesmos 41%.

De acordo com Karina Ribeiro, coordenadora de Recursos Humanos da Dynatest, “um dos destaques da gestão da Dynatest está em promover políticas que favoreçam o desenvolvimento e a performance de nossos funcionários. Romper com a visão de que o setor de engenharia seja desigual em termos de gênero e criar um ambiente igualitário faz parte desse processo”, comenta.

Reestruturação de canais de comunicação

Para mostrar ao mercado o que já é parte do DNA da Dynatest, a empresa deu início a uma série de estratégias de comunicação interna e externa, que teve início em outubro do ano passado, com a reformulação completa do site institucional, que compila grandes cases da empresa e o portfólio de serviços em um ambiente prático, responsivo e moderno.

O fortalecimento da imagem digital da empresa foi destaque também nas redes sociais. No Facebook, entre outubro de 2017 e junho deste ano, a Dynatest alcançou mais de 25 mil pessoas e teve seus conteúdos vistos cerca de 50 mil vezes. Em seu perfil institucional no LinkedIn, a companhia ultrapassou 2.500 seguidores e teve mais de 75 mil impressões de suas atualizações.

Foi criada também a DynaNews, newsletter bimestral que trata dos principais acontecimentos da empresa, além de engajar os colaboradores em edições temáticas, como o Mês da Mulher. Desde outubro do ano passado, foram produzidas cinco edições da DynaNews, acessadas mais de 2.500 vezes por clientes e funcionários da Dynatest.

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