Projetos Dynatest: Levantamento de Atrito e Macrotextura em Aeroportos

Conforme a RBAC 153 da ANAC, dentre as principais atividades sob responsabilidade da equipe de engenharia que gerencia a operação das infraestruturas aeroportuárias, está a análise do atrito e da macrotextura das pistas de pouso e decolagem dos aeroportos, visando avaliar as condições de segurança a derrapagem, cuja má condição causa acúmulo de borracha na textura do pavimento podendo ocasionar graves acidentes.

Com experiência reconhecida no mercado, a Dynatest realiza através de métodos normatizados, o levantamento das condições de segurança do pavimento de pistas, com atendimento a vários aeroportos por todo o Brasil, destacando-se os serviços prestados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, ambos localizados na Grande São Paulo, os aeroportos anteriormente administrados pela DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o Aeroporto Pres. Juscelino Kubitschek, situado em Brasília/DF, o Aeroporto de Porto Trombetas no Pará, entre outros.

Para medir o coeficiente de atrito entre o pavimento e o pneu, a Dynatest emprega o Grip Tester, equipamento de alto rendimento acoplado a veículos que faz a medição da microtextura em movimento e de forma contínua, operando segundo o princípio de roda freada e arrastro fixo, com as forças verticais e horizontais sendo continuamente medidas e computadas a cada dez metros.

As medições dos coeficientes de atrito nas pistas de pouso e decolagem são realizadas nas velocidades de 65 km/h, admitindo variação de 0,5 km/h, com a presença de uma lâmina d’água de 1 milímetro de espessura, utilizando-se do sistema de espargimento de água.

Grip Tester, equipamento acoplado a veículos que faz a medição da microtextura

O atrito entre pneu e pavimento são garantidos segundo as condições operacionais da via, normalmente em duas situações, na frenagem e na manutenção da trajetória em curvas. Ambas as situações, no entanto, se resumem à existência de uma única textura, apropriada para a superfície do pavimento nas dadas condições citadas.

O atrito presente no contato pneu-pavimento é reputado numa escala, em função da segurança que ele garante, de insuficiente a suficiente conforme as rampas, as curvas e as interseções em nível presentes na via e a velocidade diretriz preconizada.

Os resultados de leitura são fornecidos diretamente no coeficiente de atrito, sem a necessidade de tabelas de conversão ou cálculos posteriores, sendo entregues aos gestores dos aeroportos em relatório específico, com o descritivo do procedimento e planilhas de dados.

Já a macrotextura é a profundidade da textura superficial do pavimento, ou seja, da saliência média dos agregados rochosos em relação à superfície geral do pavimento, onde em conjunto com a geometria do rasto do pneu, facilita o escoamento da água quando chove.

Este efeito reduz a espessura da lâmina líquida sob o pneu e o risco de hidroplanagem que é a perda de contato entre o pneu e a superfície de rolamento impossibilitando qualquer manobra do condutor. Quanto mais elevada for a velocidade de circulação e o volume de água acumulado, maior é o risco de perda de aderência.

Para a realização do levantamento da macrotextura é aplicado o método da Mancha de Areia, que utiliza um cilindro de metal e seu carimbo espalhador, a fim de conter a areia graduada utilizada na medição durante a avaliação.

O valor do índice de profundidade da macrotextura é calculado através da área obtida por medição da figura geométrica formada pela mancha, utilizando régua de escala de 600 mm, sob o volume de areia utilizado no levantamento, podendo a partir disso, definir a atual situação de aderência do pavimento.

Método da Mancha de Areia, para levantamento da macrotextura