Serviços Dynatest: Monitoração de Pavimento Aeroportuário

A Dynatest Engenharia Ltda. tem desenvolvido produtos e serviços de engenharia aeroportuária desde 1991, colocando à disposição da contratante engenheiros e técnicos de transportes capacitados a planejar e executar o serviço, com ampla experiência nos maiores aeroportos do Brasil.

O objetivo da consultoria é fornecer os dados e soluções necessários ao gestor do aeroporto, auxiliando no cumprimento dos requisitos técnicos exigidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil da ANAC, além de metodologias e diretriz da FAA e ICAO, bem como quaisquer normas da aviação civil que objetivem redução de risco de acidentes e incidentes, que possam ser solucionados com intervenções na infraestrutura do aeroporto.

Nos empreendimentos de infraestrutura aeroportuária, as estruturas de pavimento estão entre os principais ativos que possuem maior consumo dos investimentos, devido aos custos de implantação, manutenção e reconstrução quando necessário. Desta forma, nos projetos aeroportuários, que geralmente comportam uma extensa área pavimentada com funções especificas, a disciplina de pavimentação torna-se essencial para minimizar as perdas e a otimizar os recursos a serem considerados.

A Dynatest possui uma área estruturada de inspeção, estudos e projetos capaz de realizar trabalhos avançados utilizando conceitos da mecânica dos pavimentos e modelos de previsão de desempenho, além da verificação do comportamento resiliente da estrutura, em virtude das distintas solicitações de esforços aplicados.

Nossos engenheiros são treinados para a realização das inspeções e levantamentos, causando interferências mínimas no tráfego do aeroporto, otimizando o tempo e os recursos, reduzindo também os riscos nas operações aeroportuárias, durante os levantamentos devido ao uso de equipamentos automatizados e de alta eficiência.

Possuímos em nossa equipe especialistas em determinação do PCI com certificado PAVERTM da Colorado State University, sendo os pioneiros no país em realizar o levantamento funcional dos pavimentos do lado ar através de equipamento de varredura laser (Pavscan), além de possuir tecnologias para levantamentos estruturais não destrutivos com deflectômetros do tipo Falling Weight Deflectometer (FWD) e Fast Falling Weight Deflectometer (FFWD). Assim, conseguimos aliar o conhecimento dos defeitos funcionais com os defeitos estruturais, gerando uma consultoria mais eficiente para resolução de problemas.

Nos seus anos de experiência na área de pavimento, a Dynatest tem desenvolvido diversos trabalhos na área de pavimentação, tendo amplo conhecimento na realização de análises de caráter técnico e econômico, através de sistemas desenvolvidos e consolidados no mercado, como o uso dos softwares Elsym (Análise Mecanicista), Elmod Dynatest (Retroanálise), Paver (PCI, Manutenção e reabilitação de aeroportos), FAAPAVEAIR (PCI), BACKFAA (Retroanálise), FAARFIELD (Dimensionamento e CDF) e entre outros, que possibilitam a definição nos projetos das atividades de manutenção e restauração necessárias, visando a redução dos custos e apresentação das melhores alternativas de intervenção.

Em fase posterior a execução do projeto, a Dynatest possui experiência no desenvolvimento de estudo para avaliação da condição estrutural das áreas pavimentadas do aeroporto, através da metodologia ACN/PCN, que compreende a análise da correlação entre os dados de cálculo dos valores de ACN referente a carga relativa da aeronave e de PCN que é o valor de resistência do pavimento, obtido a partir do levantamento deflectométrico e de inspeção estrutural das áreas estudadas.

Atendendo de forma completa o escopo de monitoração das áreas pavimentadas do Aeroporto, previsto na RBAC 153 e suas instruções de serviço, a Dynatest, além dos levantamentos estruturais e funcionais, também realiza avaliações de segurança com a medição de atrito (Grip Tester) e macrotextura (Mancha de Areia), bem como aferições de conforto obtendo-se a irregularidade longitudinal (IRI), a irregularidade transversal (Bacia d’água) e a irregularidade de pista (BBI).