Serviços Dynatest: Gerenciamento Ferroviário

A Dynatest Engenharia oferece serviços de suporte e apoio à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias no gerenciamento de contratos de obras e fornecimento de produtos e serviços de engenharia para empreendimentos de infraestrutura.

Esses serviços de apoio no gerenciamento estão relacionados aos projetos concedidos à Valec, conforme previsto na Lei n° 11.772, de 17 de setembro de 2008, em particular para os projetos EF151 (FNS), EF-334 (FIOL) e EF-354 (FICO).

A Ferrovia Norte-Sul (FNS) é a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e atravessa os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás e São Paulo. Tem uma extensão de 2.259 quilômetros, todos disponíveis para subconcessão: o trecho norte (Açailândia/MA a Palmas/TO) é operado pela empresa VLI, vencedora da licitação em 2007, e os trechos central (Palmas/TO a Anápolis/GO) e extensão sul (Ouro Verde/GO a Estrela d’Oeste/SP) foram subconcedidos à Rumo em 2019.

O trecho referente à FIOL I, entre Ilhéus e Caetité/BA, foi subconcedido à empresa BAHIA MINERAÇÃO S.A. – BAMIN em um leilão realizado em 08/04/21, de modo que atualmente apenas o trecho da FIOL II, entre Caetité e Barreiras/BA, está em fase de construção. A FIOL II, com 485 km de extensão, é dividida em lotes de construção 05F, 05FA (Ponte sobre o Rio São Francisco), 06F, 06FEB e 07F.

As obras da FICO são resultado do primeiro contrato de investimento cruzado assinado pelo Governo Federal. De acordo com o contrato, a Vale é responsável pela construção do trecho que conectará as cidades de Mara Rosa/GO e Água Boa/MT. As atividades de obtenção de licenças ambientais, desapropriação e fiscalização das obras são realizadas pela Infra S.A.

Atualmente, o trecho III da Fiol, entre Barreiras/BA e Figueirópolis/TO, com aproximadamente 505 km de extensão, está passando por revisão de estudos e projetos.

O prazo de execução do contrato de gerenciamento é de 38 meses e o prazo total do contrato é de 41 meses, a partir de março de 2022.